Está traçado o perfil do turista que visita o Porto e Norte de Portugal
Está traçado o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal e que aterram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo, apresentado na passada quarta-feira, foi elaborado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), e… Continue reading Está traçado o perfil do turista que visita o Porto e Norte de Portugal
Sónia Gomes Costa
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
Está traçado o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal e que aterram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo, apresentado na passada quarta-feira, foi elaborado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), e com o apoio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. As férias são para a esmagadora maioria dos inquiridos (60%) o principal motivo de visita ao Porto e Norte de Portugal.A Internet foi o meio mais procurado para organizar a viagem à região do PNP com 54% a preferir esta ferramenta. Segue-se a agência de viagens para 23% dos inquiridos e 11% não fez qualquer marcação prévia. Note-se que 4% planeou a viagem por telefone e email e 3% respondeu que a sua empresa tratou de todo o planeamento. Apenas 1% disse que marcou a viagem através de conhecidos.
No que toca à reserva da viagem, 41,9% efectuou a marcação com seis ou mais semanas de antecedência, 21,1% com duas a três semanas, 18,6% a menos de uma semana de viajar, e 18,4% entre quatro a cinco semanas.
Este estudo apurou ainda que 289 dos turistas alugaram carro para se deslocarem na região. Já 271 dos visitantes utilizou preferencialmente o autocarro nas suas deslocações no PNP, 226 andaram de comboio, 154 preferiram usar o carro de familiares ou amigos na região e 152 escolheram o táxi.
As actividades mais praticadas no PNP também foram auscultadas nesta pesquisa. No ranking das mais procuradas surgiu a visita a monumentos da região para 61,3% dos turistas; a motivação que se seguiu foi a gastronomia para 58,2%; depois as compras para 52,1%; a visita às caves do vinho do Porto para 43,1%. Outras das atracções que os turistas apontaram foram: ir à praia para 39,7%; visitar museus para 37,4%; comprar artesanato regional para 34,9%; passear de carro (34,8%); gozar a animação nocturna (24,6%); cruzeiros de barco no Douro (20,3%); assistir a eventos culturais (17,1%), circuitos organizados de autocarro (13,4%; paisagem (12,3%; assistir a eventos desportivos (7,3%; visitar o vale do Douro (5,6%) e jogar golfe (2,2%).
Os cinco principais mercados emissores para a região Porto e Norte de Portugal foram a França (16,2%), Alemanha (13,8%), Bélgica (10,6%), Espanha (8,0%) e Reino Unido (6,8%). A pesquisa revelou também que 6,33 dos viajantes que estiveram no PNP de férias recomenda o destino, 5,88 tenciona regressar e 6,06 mostrou-se satisfeito com a visita à região.
Saiba mais na próxima edição do Publituris