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FESHAT marca posição à porta da AHRESP

Os sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal do Norte, Centro e Sul, e respectiva federação (FESAHT) estiveram esta manhã concentrados à porta da AHRESP, em Lisboa, em protesto contra “a postura de boicote e arrastamento a AHRESP” relativamente às negociações do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT), “sobretudo no processo das cantinas,… Continue reading FESHAT marca posição à porta da AHRESP

Fátima Valente
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FESHAT marca posição à porta da AHRESP

Os sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal do Norte, Centro e Sul, e respectiva federação (FESAHT) estiveram esta manhã concentrados à porta da AHRESP, em Lisboa, em protesto contra “a postura de boicote e arrastamento a AHRESP” relativamente às negociações do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT), “sobretudo no processo das cantinas,… Continue reading FESHAT marca posição à porta da AHRESP

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Os sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal do Norte, Centro e Sul, e respectiva federação (FESAHT) estiveram esta manhã concentrados à porta da AHRESP, em Lisboa, em protesto contra “a postura de boicote e arrastamento a AHRESP” relativamente às negociações do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT), “sobretudo no processo das cantinas, refeitórios e fábricas de refeições”.

Em declarações ao Publituris, Joaquim Pires, coordenador da FESHAT, recordou que o CCT não é renegociado desde 2003. “A AHRESP adia sucessivamente reuniões de negociações e mantém uma proposta em cima da mesa de horários de 12 horas diárias, além de outras propostas inaceitáveis. A FESAHT não pode aceitar tais propostas, porque as mesmas põem em causa, de forma grave, o direito à saúde e segurança no trabalho e o direito dos trabalhadores à conciliação da actividade profissional com a vida familiar”, repudia a direcção nacional da federação dos sindicatos.

Joaquim Pires invoca ainda um segundo aspecto que opõe os sindicatos à AHRESP: o congelamento das tabelas salariais de 2010.  “Apesar de ter sido acordada uma tabela salarial para 2009, a AHRESP recusou-se a assinar e a enviar a mesma para publicação oficial e ainda nem sequer iniciou as negociações da tabela salarial de 2010”, concretiza, adiantando que a FESHAT “rejeita as propostas que visam aumentar o grau de exploração dos trabalhadores [mais de 90 mil na restauração]” .

Em causa estão “os horários de trabalho, a ofensiva das mobilidades, as categorias profissionais, e os próprios salários que ainda são mais baixos do que o salário mínimo em vigor”, salienta. O responsável comenta ainda: “Admitimos alguma polivalência, mas temos de concordar que sem trabalhadores especializados não há condições para um bom serviço, nem para os clientes nacionais nem para os turistas estrangeiros”.

A mensagem é corroborada por Francisco Figueiredo, do sindicato do Norte, que nota que a AHRESP “foi a única associação patronal, no âmbito da CTP, a opor-se à subida do salário mínimo nacional para os 500 euros”. Por fim remata: “Tal como atestam os números do INE, o sector do turismo cresceu, pelo que não há razão para estes salários miseráveis”.

No que à hotelaria diz respeito, a FESHAT tem uma reunião marcada com a AHP para o dia 13 de Janeiro. E depois da mediática greve no período da Páscoa, que afectou quatro Hotéis Tivoli, os sindicatos são mais ponderados: “É prematuro falar de greves nos hotéis porque há negociações a decorrer”, avançou Rodolfo Caseiro, do sindicato do Sul.

Marcada está a greve nos estabelecimentos da Portugália para o dia 31 de Dezembro. A paralisação, desencadeada “pela negociação do processo reivindicativo e pelo arquivamento dos processos disciplinares (motivados por um blogue dos trabalhadores)” vai afectar essencialmente os restaurantes de rua da cadeia portuguesa, já que os centros comerciais fecham mais cedo nesse dia, prevêem os sindicatos.

Contactada pelo Publituris, a AHRESP escusou-se a fazer comentários.

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Nortravel promove Montenegro em operação direta do Porto

O operador turístico Nortravel está a promover a sua operação charter direta de verão para Montenegro (Praia da Costa Adriática) à saída do Porto.

Em regime do tudo incluído, a Nortravel está a promover a sua programação para Montenegro que decorrerá de 23 de junho a 8 de setembro, com saídas do Porto.

O pacote de sete noites, na praia na Costa Adriática custa por pessoa em duplo desde 1.310 euros no Carine Hotel Delfin, e 1.354 euros no Carine Hotel Park, ambos de quatro estrelas localizados em Bijela. Já com alojamento no Carine Hotel Kumbor, quatro estrelas superior localizado em Herceg Novi, o preço começa nos 1.406 euros por pessoa.

Na praia de Budva, o pacote de sete noites no Iberostar Bellevue, de quatro estrelas fica desde 1.458 euros por pessoa, enquanto o Iberostar Herceg Novi custa 1,496 euros por pessoa, em alojamento duplo e regime do tudo incluído.

A viagem inclui passagem aérea em voo direto especial da Enter Air, em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem de porão até 20kg e uma peça de bagagem de mão até 5kg, estadia no hotel e regime selecionados, transporte (regular) do aeroporto de Dubrovnik ao hotel em Montenegro e vice-versa, e seguro multiviagens.

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Turismo da ONU destaca a nova marca Mondego-Bussaco como inovadora e estratégica

O projeto Mondego-Bussaco foi destacado em newsletter do Turismo das Nações Unidas como uma das mais recentes e inovadoras estratégias de branding desenvolvidas, em Portugal.

A publicação mensal dedicou um dos seus artigos à criação da marca, desenvolvida pelo IPDT e que congrega os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova, explicando a sua génese, os objetivos definidos e valores associados – união, qualidade, autenticidade e sustentabilidade.

A marca Mondego-Bussaco é apresentada como o resultado da combinação de esforços e sinergias entre os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova que procuram unir-se como um só destino turístico para “valorizar a oferta de forma integrada e sustentada”.

A Câmara Municipal da Mealhada avança na sua página oficial que, com base na estratégia de branding desenvolvida foi associado à marca um logotipo e posicionamento que, em conjunto, representam um convite a quem visita o destino. “Onde o tempo leva tempo” simboliza o ritmo lento da natureza envolvente do território e um convite a abrandar, viver a vida sem pressas e fazer o tempo bem vivido.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia refere que trata-se de um sinal de reconhecimento da valia da estratégia desenvolvida e do alinhamento com os valores defendidos pela Turismo das Nações Unidas, reforçando que “saberemos levar a bom porto esta ambição e, em conjunto, de forma concertada e sustentada, vamos construir um destino atrativo e coeso com base na valorização da oferta existente no território”.

A autarca acredita, citada pela mesma nota, que as sinergias alavancadas pela marca serão geradoras de novas oportunidades para os diferentes agentes, nomeadamente para os operadores turísticos, que podem vender os seus produtos e ter novas oportunidade de mercado alicerçados no selo Mondego-Bussaco”.

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Gastos com viagens e férias somam 3,7 biliões de euros nos últimos cinco anos

Depois de em 2020 e 2021 os gastos em viagens e férias terem somado, acumulado, perto de 780 mil milhões de euros, os mais baixos de sempre, uma análise recente dá conta que nos últimos cinco anos, os gastos somaram quase 4 biliões de euros.

Antes da pandemia da COVID-19, o setor do turismo global tinha registado um crescimento quase ininterrupto durante décadas, com centenas de milhares de milhões de dólares gastos em hotéis, cruzeiros, alugueres de férias e pacotes de férias. Isso mudou em 2020 e 2021, os anos que trouxeram a maior queda de receitas que este mercado já tinha visto.

De acordo com o Statista Market Insights, entre 2018 e 2023, as pessoas em todo o mundo gastaram 3,95 biliões de dólares (cerca de 3,7 biliões de euros) em férias e viagens. Esse número é ainda mais interessante considerando que mais de 840 mil milhões de dólares (perto de 780 mil milhões de euros) foram gastos em 2020 e 2021, quando o mercado estava em baixa.

Em 2024, segundo dados publicados pela Stocklytics, com base em números da Statista, espera-se que as receitas globais das viagens e do turismo aumentem 8,3% e atinjam quase 930 mil milhões de dólares (cerca de 860 mil milhões de euros), o valor mais elevado da história do mercado, indicando os autores desta análise que “os valores acumulados dos últimos cinco anos são ainda mais impressionantes”.

Hotéis representam quase 50% dos gastos
As estatísticas mostram que os hotéis ganharam muito mais dinheiro do que qualquer outro segmento de mercado nos últimos cinco anos. Desde 2018, as pessoas em todo o mundo gastaram mais de 1,85 biliões de dólares (mais de 1,7 biliões de euros) em férias em hotéis, quase 45% mais do que em pacotes de férias e mais do que em campismo, cruzeiros e alugueres de férias combinados.

As férias organizadas foram classificadas como o segundo maior fluxo de receitas, com 1,28 biliões de dólares (perto de 1,2 biliões de euros) em despesas nestes últimos cinco anos. Como terceiro maior fluxo de receitas, o aluguer de férias registou apenas um terço desse valor, ou seja, 448 mil milhões de dólares (cerca de 415 mil milhões de euros) nos últimos cinco anos, seguindo-se o campismo e os cruzeiros, com 240 mil milhões de dólares e 113 mil milhões de dólares de receitas (222 mil milhões de euros e 105 mil milhões de euros), respetivamente.

Europeus mais gastadores
A análise da Statista também mostra que os europeus são de longe os que mais gastam em férias e viagens. Entre 2018 e 2023, os residentes do velho continente gastaram 1,2 biliões de dólares (mais de 1,1 biliões de euros) em férias e viagens, quase 40% mais do que os americanos e duas vezes mais do que os chineses.

Os americanos foram a única nação próxima dos europeus em termos de despesa total, com 917,7 mil milhões de dólares (perto dos 850 mil milhões de euros) gastos em férias e viagens desde 2018. A China, a segunda maior nação do mundo, está muito abaixo destes valores, mostrando as estatísticas que os chineses gastaram 666 mil milhões de dólares (cerca de 615 mil milhões de euros) em viagens e férias nos últimos cinco anos, quase 30% menos do que os americanos e quase duas vezes menos do que os europeus.

Foto: Depositphotos.com
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Boeing muda liderança

Após os vários contratempos vividos pelo fabricante aeronáutico norte-americano, Dave Calhoun, CEO e presidente da Boeing, anunciou a sua saída até ao final de 2024.

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O presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou a sua decisão de abandonar a liderança do fabricante aeronáutico norte-americana no final de 2024, continuando à frente da Boeing durante o ano para concluir o trabalho crítico em curso para estabilizar e posicionar a empresa para o futuro.

O presidente do conselho de administração, Larry Kellner, informou o conselho de administração que não pretende candidatar-se à reeleição na próxima reunião anual de acionistas, tendo o conselho eleito Steve Mollenkopf para suceder a Kellner como presidente independente do conselho. Nesta função, Mollenkopf irá liderar o processo de seleção do próximo CEO da Boeing.

Para além destas alterações, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes (BCA), irá reformar-se da empresa e Stephanie Pope foi nomeada para liderar a BCA, com efeitos a partir deste momento

“Tem sido o maior privilégio da minha vida servir a Boeing”, disse Calhoun numa carta aos funcionários. “Os olhos do mundo estão postos em nós, e sei que sairemos deste momento como uma empresa melhor. Continuaremos a concentrar-nos na conclusão do trabalho que realizámos em conjunto para devolver a estabilidade à nossa empresa após os extraordinários desafios dos últimos cinco anos, com a segurança e a qualidade na vanguarda de tudo o que fazemos.”

Kellner esteve 13 anos no Conselho da Boeing e atuou como seu presidente desde o final de 2019. Como presidente, supervisionou o estabelecimento de um novo comitê de segurança aeroespacial do conselho e, durante seu mandato, liderou o recrutamento de sete novos diretores independentes, trazendo profunda experiência em engenharia, segurança, fabricação e aeroespacial para o conselho da Boeing.

Já Mollenkopf atua no conselho de administração desde 2020, tendo sindo anteriormente CEO da Qualcomm.

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AMEX GBT compra CWT por 570 milhões de dólares

Depois de, em 2021, ter comprado a Egencia ao grupo Expedia por 5,5 mil milhões de dólares, a American Express Global Business Travel avança para uma nova aquisição, desta feita para a CWT.

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A American Express Global Business Travel (Amex GBT), operada pela Global Business Travel Group, Inc., empresa que atua no mercado de software e serviços B2B para viagens e despesas, anunciou um acordo definitivo para adquirir a CWT, fornecedor global de soluções para viagens de negócios e reuniões, numa transação que avalia a CWT em cerca de 570 milhões de dólares (cerca de 530 milhões de euros) numa base sem dinheiro e sem dívidas, sujeita a determinados pressupostos e ajustes no preço de compra.

A transação será financiada por uma combinação de ações e dinheiro e espera-se que seja concluída no segundo semestre de 2024, sujeita à satisfação das condições habituais de fecho, incluindo a receção de determinadas aprovações regulamentares.

A CWT presta serviço a 4.000 clientes e gera, aproximadamente, 850 milhões de dólares de receita (cerca de pouco mais de 785 milhões de euros) e 70 milhões a 80 milhões de dólares (entre 65 a 75 milhões de euros) de EBITDA ajustado em 2024.

Paul Abbott, CEO do Amex GBT, refere, no comunicado que anuncia esta compra, que “trazer a CWT para o modelo comprovado de software e serviços do Amex GBT criará mais opções para os clientes, mais oportunidades para as pessoas e mais valor para os acionistas.”

Após o fecho da aquisição, os clientes da CWT terão acesso ao software e aos serviços próprios do Amex GBT para viagens e despesas, incluindo o Neo1, o Neo e o Egencia, para além do Select, que permite aos clientes integrarem-se com parceiros tecnológicos líderes. Os clientes terão acesso à mais vasta carteira de serviços profissionais, incluindo reuniões e eventos, consultoria e soluções de sustentabilidade, e o mercado da Amex GBT dará acesso aos conteúdos mais completos e competitivos do sector.

Patrick Andersen, diretor executivo da CWT, afirma, por sua vez, que “a união de forças com o Amex GBT ajuda a acelerar a nossa visão de um futuro tecnológico para as viagens de negócios, em que as pessoas e a tecnologia se combinam para proporcionar uma experiência excecional ao cliente”.

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Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar

A partir de 14 de maio, a Turkish Airlines vai passar a operar um total de nove ligações aéreas diretas por semana entre Istambul e a ilha de Zanzibar, na Tanzânia.

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A Turkish Airlines vai aumentar o número de voos semanais entre Istambul e Zanzibar, na Tanzânia, passando a realizar, a partir de 14 de maio, um total de nove ligações aéreas por semana.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a companhia aérea de bandeira da Turquia indica que vai passar a disponibilizar mais dois voos por semana para a ilha da Tanzânia, que conta atualmente com sete voos por semana, passando a nove ligações a partir de 14 de maio.

Recorde-se que a Turkish Airlines começou a voar para esta ilha da Tanzânia em 2016, quando a companhia aérea da Turquia inaugurou voos diretos para Zanzibar, com três ligações aéreas por semana.

 

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Portugal ocupa a sexta posição como destino mundial de luxo

Quem o revela é a Condé Nast Johansens que acabou de anunciar os resultados do estudo turístico internacional sobre “Hábitos de Férias de Luxo 2024”. Portugal situa-se no sexto lugar com 16% de preferência.

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Este inquérito foi realizado entre os utilizadores do website da Condé Nast Johansens e dos guias impressos “Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2024” e “Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2024”. 60% dos inquiridos são mulheres e a idade média predominante está acima dos 55 anos. O rendimento do viajante de luxo ronda os 100.000 euros por ano.

Dos viajantes do segmento de luxo que declararam deslocar-se para fora do Reino Unido, Portugal situa-se no sexto lugar com 16% de preferência, atrás de Espanha como destino preferido com 30%, França (27%), Itália (19%), Grécia e Estados Unidos (com 17%).

Quanto ao número de viagens planeadas para este ano, 33% tencionam fazer três ou quatro, seguidos de 27% que pensa fazer duas. No entanto, 44% querem sair em setembro, seguido de junho (39%), maio (37%) e abril ou outubro (ambos com 34%), com a maioria (45%) a declarar que serão estadias de três a seis noites seguidos de 32% que fará o mesmo, mas entre sete e nove noites. 27% dos inquiridos pensa fazer escapadelas de fim de semana. Os planos de viajar com a família ocupam apenas 26% do total dos inquiridos, contra 75% que querem viajar com o parceiro e 30% com amigos.

Por outro lado, os resultados os resultados do inquérito dão conta que cada vez mais viajantes de luxo preferem reservar diretamente através do site do hotel (68%), 56% declaram que o farão com uma agência de viagens online, em comparação com 13% que o farão numa agência de viagens física. Destaca-se que 15% dos viajantes de luxo utilizarão o site da Condé Nast Johansens para se informar sobre hotéis e spas de luxo e contatá-los diretamente.

O estudo indica ainda que, pela primeira vez, os destinos urbanos (65%) aumentam em relação aos destinos de praia (55%), seguidos por 48% dos que pretendem desfrutar de destinos rurais e campestres, e 36% que pretendem relaxar num spa e contratar serviços de bem-estar.

O que procuram ao chegar ao destino, 73% gostam de gastronomia, 52% de natureza, 47% de arte e cultura, 46% de saúde e bem-estar e 37% de mar.

Em relação aos meios de alojamento, 58% dos viajantes declaram que procurarão um “hotel boutique”, seguido de 55% que optarão por hotéis de luxo independentes, 41% destacam redes hoteleiras internacionais, 39% alugarão casas e vilas particulares e 36% escolherão spas com tratamentos de bem-estar.

Quando chegam ao hotel, a qualidade da cama é o requisito essencial para 73% dos inquiridos, um bom pequeno-almoço (64%), opções de restaurantes (58%), piscina (49%).

O preço do alojamento continua a ser o fator chave na decisão de um destino, mesmo que se trate de turismo de luxo. Para 64% dos entrevistados é o primeiro motivo a ter em conta, seguido do clima e do tempo (62%), para 56% é o custo da viagem, para 54% se o hotel oferece descontos e promoções, a duração da viagem para chegar ao destino de férias por 47% e em quinto lugar a flexibilidade para cancelar a reserva (43%).

 

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Solférias acrescenta Cuba ao desafio “Vender = Receber”

O operador turístico Solférias acaba de acrescentar Cuba ao desafio “Vender = Receber”. Assim, vai premiar as oito melhores agências de viagens /agentes vendedores para este destino da sua programação.

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Dando continuidade ao sucesso dos anteriores desafios que a Solférias lançou para os agentes e agências de viagem, premiando vendas para alguns dos seus destinos estrela, surge agora um novo desafio para um destino mítico nas Caraíbas: Cuba.

“Vender = Receber” para Cuba vai premiar as agências ou agentes de viagens que mais reservas fizerem para este destino, de 1 a 30 de abril de 2024, ficando habilitados a viajar de 13 a 21 de maio de 2024, integrando a super fam trip que a Solférias e os seus parceiros vão realizar nestas datas, para que possam ficar a conhecer melhor o destino.

Mas, atenção: apenas contam as reservas confirmadas, e o incentivo é aplicável somente às reservas efetuadas através dos canais Solférias.

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Portos da Madeira lançam novo website em agosto

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de mais de 103 mil euros para reforçar a política de digitalização da empresa e estabelecer novos mecanismos de comunicação.

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A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai lançar, em agosto, um novo website institucional que se insere “no reforço da política de digitalização da empresa e tem como objetivo melhorar a imagem institucional da APRAM e estabelecer mecanismos de comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos”.

O lançamento do novo website institucional insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de 103.015,45€, incluindo IVA, assim como a construção e manutenção técnica do portal, além da gestão técnica das redes sociais oficiais da APRAM

“Integrará um sistema de formulários de contacto e ticketing com ligação a plataformas internas em utilização e disponibilizará informação de ocupação de cais em tempo real, previsão de escalas e divulgação de dados meteo oceanográficos”, indica a APRAM, em comunicado.

Segundo Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM, o lançamento do novo website insere-se na política de “digitalização, modernização e desmaterialização de processos” da APRAM e visa dar resposta à vontade de reforçar a sua “comunicação com a comunidade portuária e com o público em geral”.

“Sabemos da importância histórica, económica e social que os Portos da Madeira têm para a região, e os processos de digitalização em curso, como é o caso deste novo portal, vão contribuir para manter esse diálogo e proximidade entre a Autoridade Portuária e a sociedade”, acrescenta a responsável.

Segundo Paula Cabaço, a atividade da APRAM “está associada à economia e ao turismo da região”, pelo que se torna “essencial que a comunicação seja feita também globalmente” e “este portal eletrónico será uma ferramenta essencial nessa estratégia de comunicação e marketing”.

O novo website vai estar estruturado em três vertentes complementares entre si, nomeadamente, dimensão institucional, comunidade portuária e público em geral, dando a conhecer, entre outros temas, a marca Portos da Madeira, os principais projetos e a promoção dos diversos serviços comerciais.

 

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Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

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A Air France vai aumentar a capacidade disponibilizada no longo curso para o verão em 9%, período ao longo do qual a companhia aérea vai operar para 189 destinos em 74 países, com a oferta em Portugal a manter-se estável face à época alta do ano passado, avança a transportadora francesa, em comunicado.

“A oferta da Air France mantém-se estável em Portugal no verão de 2024”, destaca o comunicado divulgado pela companhia aérea, que explica que, em território nacional, vai operar a partir de três aeroportos portugueses – Faro, Lisboa e Porto – numa oferta complementada pela da KLM, que mantém voos diretos de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol, assim como pelo codeshare com a Delta Air Lines para os EUA.

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

No longo curso, a Air France vai continuar a reforçar as ligações à América do Norte e, por isso, vai retomar o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário e inaugurar uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada três vezes por semana num avião Boeing 787-9.

Na América do Norte, a Air France vai ainda reforçar as ligações aéreas entre Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), que foram inauguradas no inverno de 2023 com três ligações aéreas semanais e que, neste verão, vai conter com até sete voos/semana.

A Air France vai ainda, por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, operar dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração e prevê, durante o verão, oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos, além de quase 60 voos por semana para cinco destinos no Canadá.

No longo curso e além da América do Norte, a Air France vai também prolongar para o verão o serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, que foi inaugurado no inverno de 2023, assim como renovar o serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com três voos semanais, em continuação de Zanzibar.

No Japão, a transportadora vai reforçar a oferta com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda, mantendo também  os voos para o Aeroporto Tóquio-Narita, com até quatro ligações semanais.

No caso de África, a Air France conta ainda adicionar “frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico”, a exemplo de Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar), que vão ser servidos diariamente, enquanto os Camarões vão ter dois voos diários, repartidos entre Yaoundé e Douala, e as ligações a Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operadas em Airbus A350-900.

No curto e médio curso, a Air France vai voar para 102 destinos, disponibilizando 45 ligações sazonais em França e na Europa, incluindo a inauguração, a partir de Paris-CDG, de voos para Verona (Itália), que vai ter até três voos por semana a partir de 2 de abril, para Narvik Lofoten (Noruega), que vai contar com um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto, e Kalamata (Grécia), que terá um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto.

Já o serviço para Tromsø (Noruega), que anteriormente era operado pela Air France apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, contando com até dois voos semanais em Airbus A319.

A oferta da Air France para o curto e médio curso é ainda complementada pela da Transavia, a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, que vai contar com voos para 116 destinos em 33 países neste verão, num total de 206 rotas, e que vai ser a primeira companhia aérea low-cost à partida dos aeroportos de Paris.

Este verão, a Air France conta ainda continuar a introduzir as novas cabines de longo curso nos seus aviões Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900, num novo produto que vai chegar às classes Business, Premium Economy e Economy e que “constitui o novo padrão de viagem da companhia”.

“Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita”, refere a Air France, no comunicado divulgado.

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