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United Continental Holdings com menos tráfego

A United Continental Holdings, Inc. divulgou esta sexta-feira, 08 de Abril, os resultados operacionais das companhias aéreas United Airlines e Continental Airlines, relativos ao mês de Março do corrente ano. […]

Patricia Afonso
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A United Continental Holdings, Inc. divulgou esta sexta-feira, 08 de Abril, os resultados operacionais das companhias aéreas United Airlines e Continental Airlines, relativos ao mês de Março do corrente ano. […]

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A United Continental Holdings, Inc. divulgou esta sexta-feira, 08 de Abril, os resultados operacionais das companhias aéreas United Airlines e Continental Airlines, relativos ao mês de Março do corrente ano.

No mês em análise, o tráfego consolidado das transportadoras registou um decréscimo de 2,2% face a Março de 2010, enquanto a capacidade foi aumentada em 2,1%. Como resultado desta diferença, a taxa de ocupação média das companhias aéreas desceu 3,5 pontos percentuais, para os 79,8%.

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10.º Vê Portugal começa com reuniões de negócios

A 10.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” começou com reuniões de negócios para ‘suppliers’ mostrarem a sua oferta aos ‘buyers’ presentes.

Victor Jorge

O “Vê Portugal” teve no espaço do Noah Surf House Portugal, na Praia de Santa Cruz, Torres Vedras, o cenário para o arranque do 10.º Fórum de Turismo Interno, com a realização de uma bolsa de contactos e reuniões B2B entre empresas de atividade turística.

Os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficaram a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região Oeste, com a possibilidade de estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.

Participaram nas reuniões cerca de 50 pessoas, entre buyers (da parte da procura) e suppliers (da parte da oferta), com dezenas de encontros a decorrer em simultâneo entre empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística regionais, além de representantes institucionais.

Com organização da Turismo Centro de Portugal, o Fórum “Vê Portugal” decorre em Torres Vedras até à próxima quarta-feira, 5 de junho, com os próximos dois dias a serem preenchidos por vários painéis, no Teatro-Cine da cidade, que abordarão a situação atual e os desafios que se colocam ao turismo em Portugal.

O tema deste ano é “Pontes para Gerar Entendimentos”, um tema que, segundo a organização, “não poderia ser mais atual no contexto internacional que se vive”.

O programa completo do Fórum Vê Portugal pode ser acedido no site da Turismo Centro de Portugal, em www.turismodocentro.pt.

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Há um novo “Moon & Sun” na baixa lisboeta

Depois do Porto e Braga, a marca “Moon & Sun”, do grupo MS Group, chega à capital com um hotel 4 estrelas na Baixa Pombalina.

Victor Jorge

O grupo MS Group inaugurou, oficialmente, o novo “Moon & Sun”, um hotel de 4 estrelas, localizado em plena Baixa Pombalina, mais concretamente, na Rua do Ouro 200.

Num investimento de 9,5 milhões de euros, o hotel, com cinco pisos, possui 35 quartos, divididos por cinco tipologias – “vista cidade”, “vista cidade com varanda”, “pequeno vista cidade”, “pequeno vista cidade com varanda” e “vista interior” – oferecendo ainda, no piso térreo, o restaurante Pia’donna, também aberto ao público.

Dirigido a todo o tipo de cliente/hóspede, Fernando Cunha, diretor de Operações da MS Hotels, destaca, no entanto, “a procura por parte do turista internacional, nomeadamente, norte-americano, alemão, francês, britânico e israelita”, admitindo mesmo que se trata de “um hotel 100% internacional”, uma vez que são estes que, primordialmente, “procuram hotéis no centro da cidade e com uma localização extraordinária como esta que podemos oferecer”.

As obras desta unidade num edifício histórico no coração da Baixa Pombalina e onde é possível ainda encontrar detalhes da construção inicial do século XVIII, iniciaram-se em 2019 e dá, atualmente, emprego direto a 21 trabalhadores.

Durante a inauguração, Pedro Mesquita Sousa, CEO do MS Group, destacou que “os centros históricos são os locais que revelam os segredos mais genuínos e preciosos das cidades. É nos seus encantos que nos perdemos e encontramos as nossas origens, os nossos destinos”.

Aliando a autenticidade à elegância intemporal, o hotel de charme presta homenagem à arte e ao design contemporâneo tanto quanto à cidade. No interior, é possível encontrar uma decoração caracterizada por linhas elegantes e sofisticadas, com apontamentos relacionados com Lisboa, como ver nos quadros que decoram os quartos. Na receção, destaque para a obra do pintor Pedro Guimarães, que também tem um lugar de destaque semelhante no Moon & Sun Porto.

Depois de Porto, Braga e Lisboa, o grupo tem ainda previsto a abertura de outra unidade “Moon & Sun”, localizada no Funchal.

Já quanto à marca de cinco estrelas – “MS Collection” -, após a abertura do hotel em Aveiro, em 2023, a expansão da marca está prevista concretizar-se com uma nova unidade no Mosteiro de Arouca, a abrir até final deste ano de 2024, e Évora.

Presente na inauguração oficial do “Moon & Sun” Lisboa, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), destacou que “o turismo é, por definição, uma atividade, uma indústria hoje poderosa em Portugal” e que “parte substantiva dessa dinâmica está nos empresários”.

“Não é a Câmara Municipal, não é a Secretaria de Estado, não é o Turismo de Portugal que compete criar instalações e administrar, gerir instalações com a dinâmica que nós temos aqui. Ela é, por definição, uma atitude, uma dinâmica das empresas, dos empresários e, por isso, a nossa missão é, naturalmente, ajudar, facilitar e ativar esta capacidade de captar investidores, novos investidores”.

Pedro Machado assinalou ainda que “o binómio que temos pela frente é como conseguimos conciliar este crescimento sustentável e inteligente com a dinâmica daquilo que hoje é a qualidade da experiência turística. Este é o grande desafio que temos. Todos, agentes públicos, agentes privados e aqueles que, no fundo, estão neste ecossistema do turismo, que hoje representam uma fatia extraordinária de captação de riqueza para Portugal”, considerando, ainda, que o segundo desafio “é que esta riqueza possa ser cada vez mais bem distribuída”.

E resolvido que está “o problema do aeroporto”, revelando o início de novas rotas para o Egito e Coreia do Sul, o SET destacou “a atratividade de Portugal” e a “capacidade que esta atratividade possa, também ela, repercutir-se num conjunto de investimentos para o território nacional e que esse território nacional possa, de facto, olhar para o turismo como uma atividade que traz pessoas. Porque, no fundo, estamos a falar de uma indústria de pessoas para pessoas, pessoas que têm expectativas, que têm emoções e que, às vezes, precisamos de saber gerir da melhor forma”.

Fator crítico apontado, igualmente, por Pedro Machado para as empresas e para os empresários prende-se com “o tempo da avaliação, com o tempo da decisão e com o tempo da execução”. “E aqui temos a missão”, assinalou, “de sermos cada vez mais facilitadores dessa necessidade de continuarmos a atrair investidores. Investidores que fazem investimentos cada vez mais qualificados e através dos quais estamos a gerar emprego”.

Também presente esteve Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que agradeceu “a quem investe. Obrigado a quem arrisca”.

“Vivemos um momento em que a cidade está no seu topo”, fazendo referência ao recente prémio conquistado por Lisboa enquanto Capital da Inovação da Europa, mas também à inauguração da “Arte Lisboa”, onde, segundo Moedas, “dois terços dos galeristas da ‘Arte Lisboa’, a vender arte, não eram sequer portugueses. As pessoas que estavam a comprar vinham de todo o mundo”.

Destaque por parte do presidente da CML mereceu, igualmente, as 20 milhões de dormidas atingidas por Lisboa, em 2023, “quase 9% de subida em relação a 2022 e os proveitos a subirem quase 38%. Portanto, é um momento incrível da e para a cidade”, disse Carlos Moedas, concluindo que “o turismo são 20% da economia de Lisboa e 25% do emprego de Lisboa. Portanto, não podemos entrar em ideologias, em radicalismo”.

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Nortravel lança campanha de descontos para a Semana do Agente de Viagens

No âmbito da Semana do Agente de Viagens, que se comemora até 9 de junho, a Nortravel está a oferecer 50 euros de redução por pessoa em circuitos exclusivos e em circuitos regulares e combinados selecionados.

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A Nortravel lançou uma nova campanha de descontos para assinalar a Semana do Agente de Viagens, que se assinala até à próxima segunda-feira, 9 de junho, e no âmbito da qual o operador turístico está a oferecer 50 euros de redução por pessoa em circuitos exclusivos Nortravel e em circuitos regulares e combinados.

Nos circuitos exclusivos Nortravel, o operador turístico incluiu os programas “Peninsula Ibérica”, “Europa 4 Dias”, “Europa 7 e 8 Dias”, “Cruzeiros Nortravel” e “Grandes Viagens”, enquanto nos circuitos regulares e combinados também há um desconto de 50 euros por pessoas nas opções “Paisagens de Dubrovnik, Bósnia e Montenegro”, “Combinado Dubrovnik e Montenegro”, “Paisagens de Malta, Gozo e Comino” e ainda “Combinado Malta e Gozo”.

Segundo a Nortravel, as reduções no âmbito da Semana do Agente de Viagens aplicam-se aos preços cobrados por pessoa e em quarto duplo.

 

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APAVT abre inscrições para 49.º Congresso Nacional

O 49.º Congresso Nacional da APAVT vai ter lugar em Huelva, Espanha, entre 24 e 26 de outubro de 2024.

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As inscrições para o 49.º Congresso Nacional da APAVT, que vai ter lugar em Huelva, Espanha, entre 24 e 26 de outubro, já se encontram a decorrer, informou a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

“Como sempre, vamos reunir profissionais de toda a indústria do turismo, para discutir temas pertinentes para o setor, explorar novas oportunidades e fortalecer parcerias”, indica a APAVT, numa nota enviada à imprensa.

A associação explica também que o evento vai ter lugar em Huelva, uma cidade andaluza que “combina belezas naturais, património histórico, uma gastronomia de exceção e uma vibrante cultura local, proporcionando o cenário ideal, quer para o debate turístico, quer para o habitual networking”.

Os interessados em participar no 49.º Congresso Nacional da APAVT podem realizar a inscrição aqui, onde é também possível conhecer as várias modalidades e preços disponíveis para congressistas.

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LATAM Airlines premiada pelo serviço de bordo e experiência dos passageiros

A LATAM Airlines foi duplamente premiada recentemente, vendo o seu serviço de bordo distinguido nos 2024 Onboard Hospitality Awards, assim como a experiência oferecida aos passageiros nos Pax International Awards.

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A LATAM Airlines foi duplamente premiada recentemente, vendo o seu serviço de bordo distinguido nos 2024 Onboard Hospitality Awards, assim como a experiência oferecida aos passageiros nos Pax International Awards.

Num comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines indica que, nos 2024 Onboard Hospitality Awards, recebeu o prémio de “Best Onboard Sustainability” pelo segundo ano consecutivo, desta vez, pela implementação do programa “Recycle Your Trip” no mercado doméstico brasileiro.

Além deste reconhecimento, a companhia aérea foi também distinguida nos 2024 Onboard Hospitality Awards com uma menção “Highly Commended” nas categorias “Best Onboard Entertainment” e “Catering Innovation of the Year”.

Paralelamente, a LATAM Airlines foi também premiada nos Pax International Awards, onde ganhou o prémio “Outstanding Food Service by a Carrier for South America 2024” pelo quinto ano consecutivo.

“Estes prémios são um importante reconhecimento da nossa equipa por tudo o que fazem pelos nossos clientes e pelo trabalho que estamos a fazer na LATAM Airlines com o nosso compromisso contínuo de melhorar a experiência. Também expressamos o nosso sincero agradecimento aos nossos clientes pela confiança e preferência”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

A LATAM Airlines explica que os prémios recebido nos 2024 Onboard Hospitality Awards, entregues pela revista britânica Onboard Hospitality, reconheceram três iniciativas, concretamente a implementação do programa “Recycle Your Trip” no mercado doméstico brasileiro, assim como do programa “Flavors that Transport”, que visa destacar a gastronomia local, além dos avanços tecnológicos implementados para aprimorar a experiência de viagem dos passageiros, incluindo uma extensa rede de conteúdo exclusivo de entretenimento.

Já o prémio “Outstanding Food Service by a Carrier for South America 2024”, atribuído pela PAX International Magazine, teve em consideração o programa “Flavors that Transport”, no qual a carta de vinhos nas cabines premium, selecionada pelo único Master Sommelier da América Latina, Héctor Vergara, desempenhou um papel importante, bem como a inclusão de produtos de marcas locais nos voos domésticos.

 

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TAAG procura soluções inovadoras e sustentáveis em feira de aviação na Alemanha

Durante este certame, a TAAG procurou identificar soluções inovadoras e sustentáveis que possam agregar valor à experiência dos passageiros e que se alinhem com o programa de modernização de produtos da companhia.

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A TAAG Linhas Aéreas de Angola esteve presente na Feira de Interiores de Aeronaves e Exposição de Serviços de Bordo e Catering de Viagens Mundiais (AIX) e (WTCE), evento que decorreu de 28 a 30 de maio, em Hamburgo, Alemanha, e no qual a companhia aérea esteve presente com o objetivo de procurar soluções inovadoras e sustentáveis para o seu programa de modernização de produtos.

“Durante o certame, a TAAG procurou identificar soluções inovadoras e sustentáveis que possam agregar valor à experiência dos passageiros e que se alinhem com o programa de modernização de produtos da companhia”, refere a TAAG, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia aérea angolana explica que, com a introdução da nova frota Airbus A220 e das aeronaves Boeing 787-9 em 2024 e 787-10, que se juntam à companhia aérea em 2025, “está focada em acelerar a restauração do sistema de entretenimento a bordo na frota existente e implementar outras iniciativas importantes para elevar significativamente a experiência geral dos clientes”.

“A feira AIX e WTCE promoveu um ambiente propício ao networking e à descoberta de novas tecnologias e soluções, essenciais para a melhoria contínua dos serviços prestados pela TAAG. A troca de experiências e o contacto direto com fornecedores e parceiros estratégicos permitirá à companhia implementar avanços significativos nas suas operações e produtos”, considera a transportadora de Angola.

A TAAG diz ainda que a participação neste evento visou ainda reforçar o compromisso de se posicionar como uma companhia aérea líder em África, oferecendo “um produto de classe mundial que possa estabelecer um novo padrão de ouro para a aviação comercial no continente”.

A Feira de Interiores de Aeronaves e Exposição de Serviços de Bordo e Catering de Viagens Mundiais decorreu entre 28 e 30 de maio, em Hamburgo, na Alemanha, e contou com a participação de mais de 12.000 profissionais da indústria da aviação.

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Bensaude Hotels Collection investe 6,6M€ em renovações no Parque Terra Nostra

O grupo hoteleiro Bensaude Hotels Collection inaugurou no passado sábado, 1 de junho, novas infraestruturas no Parque Terra Nostra, após uma remodelação de 6,6 milhões de euros. As obras foram acompanhadas de uma nova imagem de marca do parque, que passa a contar com um website renovado.

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Após as obras de remodelação, o Parque Terra Nostra dispõe atualmente de novos balneários, bilheteiras, espaço de exposição, loja, acessos e iluminação cénica noturna. Os balneários, cobertos por uma abóbada que abre em arcada para o jardim, convocam “o tema paisagístico das grutas românticas-pitorescas”, como referido em nota de imprensa pelo grupo hoteleiro.

Já no novo espaço de bilheteiras, exposição e loja, totalmente envidraçado, é privilegiada “a relação de transparência com a envolvente ajardinada”. Para esta área, Pedro Maurício Borges, responsável pelo projeto de arquitetura, optou por uma construção inserida dentro da vegetação, ao invés de uma construção isolada. O uso de betão a lembrar pedra pomes é inspirado nos vulcões gasosos das Furnas, aproximando a obra dessa geologia.

Os novos balneários do Parque Terra Nostra | Créditos: Bensaude Hotels Collection

O projeto de iluminação cénica noturna ficou a cargo do arquiteto Luís Ribeiro, que planeou 230 pontos de iluminação equipados com tecnologia LED, alimentados por cerca de 5.900 metros de cabos elétricos. O intuito passa por prolongar os passeios diurnos pelo Parque Terra Nostra “para o período noturno”, mantendo “uma gestão sustentável”.

Parque Terra Nostra aposta em rebranding

A remodelação do Parque Terra Nostra foi acompanhada de uma nova imagem, que pretende abarcar as várias valências do parque, “seja a botânica, a turística, a arquitetónica e a lúdica”. Em comunicado, o grupo refere que “o objetivo é modernizar a projeção do Parque Terra Nostra a nível nacional, mas também em mercados como os Estados Unidos da América, Canadá, França, Reino Unido e Suíça”.

O rebranding do Parque Terra Nostra, realizado pela Label, apresenta-se sob a assinatura “Um legado que encanta” que, de acordo com o grupo hoteleiro, “reflete a história do parque que teve início em 1775”.

Desta forma, a marca passa a contar com uma nova linha de merchandising de vestuário e de banho, acessórios, papelaria e arte, inspirados na natureza. Também o novo website do Parque Terra Nostra reflete a nova imagem, “mais moderna e minimalista”, e inclui uma biblioteca botânica com informações sobre as espécies de plantas existentes no parque, as suas características e habitats naturais.

Os novos balneários do Parque Terra Nostra | Créditos: Bensaude Hotels Collection

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SET reconhece que Lei das ERT retira “autonomia administrativa e financeira” às regiões

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, marcou presença na cerimónia de tomada de posse do novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, que vai estar em funções até 2025.

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O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reconheceu, durante a tomada de posse do novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, que a atual Lei das Entidades Regionais “não dá a autonomia administrativa e financeira de que as entidades regionais de turismo necessitam”.

O governante, que respondeu ao repto lançado por Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que pediu a revisão da atual legislação, elegeu ainda “a qualificação da oferta e o crescimento sustentável do turismo” como metas para o seu mandato.

Na cerimónia de tomada de posse do novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, que vai estar em funções até 2025, marcou também presença Bernardo Trindade, que volta a presidir a este órgão regional.

Durante a cerimónia, Bernardo Trindade aproveitou a ocasião para desmistificar a percepção de que há turismo a mais, sublinhando a importância do turismo para a “coesão económica e social”.

“Não escamoteamos problemas, mas não podemos parar esta dinâmica. O turismo é hoje um dos principais instrumentos de coesão económica e social”, afirmou o responsável durante a cerimónia, que decorreu no Palácio do Freixo, no Porto.

Já Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, considerou que ecletismo das pessoas que constituem o novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte é um sinal da transversalidade do turismo e da importância do setor no desenvolvimento dos territórios.

“Temos toda a cadeia de valor aqui representada, com pessoas de reconhecido mérito que irão, certamente, contribuir com pensamento estratégico e dedicação ao bem comum da região”, afirmou ainda o responsável.

Além de Bernardo Trindade e Luís Pedro Martins, o novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte é composto por Adrian Bridge, Aida Carvalho, Américo Aguiar, António Marquez Filipe, António Marto, Cancela Moura, Carlos Brito, Carlos Martins, Catarina Roseira, Catariana Santos Cunha, Dora Simões, Elvira Vieira, Fátima Vieira, Francisco Calheiros, Gilberto Igrejas, Isabel Pires de Lima, Jan Erik Ringertz, João Neves, Jorge Sobrado, Luís Pedro Martins, Luísa Amorim, Manuel Proença, Margarida Belém, Nuno Botelho, Paula Paz Dias, Pedro Proença, Ricardo Costa, Rodrigo Pinto Barros e Vasco Coelho Santos.

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Escola de Setúbal vence concurso escolar sobre turismo

O trabalho “O Mistério da Joia Perdida”, Escola Barbosa du Bocage, de Setúbal, foi o vencedor da 2.ª edição do concurso nacional GERAt.

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A Escola Barbosa du Bocage, de Setúbal, com um trabalho intitulado, “O Mistério da Joia Perdida” foi a vencedora da 2.ª edição do concurso nacional GERAt, um projeto desenvolvido pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Educação, junto de alunos do 3.º ciclo e que pretende incentivar os jovens da comunidade escolar a desenvolver projetos sobre temas relacionados com o turismo, no sentido de os sensibilizar para o potencial desta atividade a nível local, nacional e internacional.

A grande final realizou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, que recebeu os 12 projetos finalistas, envolvendo mais de 400 alunos, oriundos de escolas das regiões de Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Alcobaça, Lisboa, Estoril, Setúbal, Arronches, Castro Marim, Faro e Portimão, uma dispersão geográfica associada à rede de escolas do Turismo de Portugal, que colaboram regionalmente com as equipas concorrentes.

As 12 etapas regionais da edição de 2024 do GERAt, que antecederam a final, contaram com 39 agrupamentos de escolas, 46 turmas, 925 alunos e o desenvolvimento de 40 projetos interdisciplinares. Um dos princípios deste Projeto é mostrar como o turismo pode promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, ao mesmo tempo que envolve os mais novos sensibilizando-os para uma participação ativa no turismo regenerativo.

Durante a final desta competição escolar foi apresentado o jogo GERAt – Território, Turismo e Talento – um jogo didático de tabuleiro, desenvolvido pela Science4You com o apoio do Turismo de Portugal, e que através de atividades divertidas e educativas sensibiliza para o papel do turismo na sociedade, sob a lente da sustentabilidade ambiental, económica e social.

“Este evento é um marco importante para o projeto GERAt. Queremos que os jovens compreendam a importância do turismo para o desenvolvimento das suas comunidades e sejam capacitados para contribuir com ideias inovadoras e sustentáveis,” afirmou Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Por seu lado, David Sousa, diretor-geral da Educação reforçou o valor deste projeto, considerando que o mesmo “promove a aprendizagem centrada no aluno, potenciando a interdisciplinaridade e posicionando o aluno como agente interventivo na sua comunidade”, reforçando a necessidade de “divulgar o projeto ainda mais, fazendo-o chegar a mais escolas, mais alunos e mais professores.”

O GERAt considera que as escolas assumem um papel fundamental nos processos do desenvolvimento integral de jovens cidadãos-turistas, enquanto ativos únicos para atingir o desenvolvimento social, ambiental e económico, em harmonia com a criação de experiências turísticas positivas e memoráveis para os visitantes, preservando o património natural e cultural dos territórios e desenvolvendo o potencial positivo do turismo.

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Azores Airlines já voa entre os Açores e o Algarve

O primeiro voo desta rota ligou Ponta Delgada a Faro no domingo, 2 de junho, e foi operado no Airbus A321neo da Azores Airlines.

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A Azores Airlines deu este domingo, 2 de junho, início aos voos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Faro, no Algarve, numa operação direta que conta com três voos por semana e cujo arranque foi assinalado com cerimónias em ambos os aeroportos e a oferta de lembranças alusivas aos dois destinos aos passageiros que viajaram nos voos inaugurais.

De acordo com o Grupo SATA, o primeiro voo desta rota ligou Ponta Delgada a Faro e foi operado no Airbus A321neo da Azores Airlines, que aterrou na capital algarvia por volta das 12h40, tendo regressado a Ponta Delgada na tarde desse mesmo dia, onde aterrou pelas 15h15.

“A comitiva de boas-vindas organizou um acolhimento especial para os passageiros que viajaram neste voo. Ao desembarcarem nos respetivos aeroportos, os passageiros foram os surpreendidos com um caloroso acolhimento, ocasião em que foram oferecidas lembranças alusivas aos dois destinos, numa iniciativa conjunta que contou com o empenho da ANA |Vinci Airports, da Região de Turismo do Algarve e da Visit Azores”, indica o grupo de aviação açoriano, em comunicado.

Segundo Graça Silva, diretora de Vendas, Marketing e Comunicação do Grupo SATA, a nova rota vai “continuar a potenciar a conectividade” da rede da Azores Airlines, a companhia aérea do Grupo SATA que realiza voos internacionais.

Os voos da Azores Airlines entre Ponta Delgada e Faro decorrem três vezes por semana, às quartas, sextas e domingos, partindo da capital algarvia pelas 13h25 para chegar a Ponta Delgada às 15h05, enquanto em sentido contrário os voos partem de Ponta Delgada às 09h00M e chegam a Faro às 12h25.

“Os horários desta ligação, oferecem condições de conexão, via Ponta Delgada, para os Estados Unidos da América (Boston e Nova Iorque), ao Arquipélago de Cabo Verde e ao Canadá (Toronto e Montreal)”, acrescenta a SATA.

Apesar da abertura da nova rota entre Ponta Delgada e Faro, a Azores Airlines adiou, também neste fim-de-semana, o início das operações aéreas diretas entre a América do Norte e a Ilha da Madeira (Funchal) e a cidade do Porto, numa decisão que se deveu a razões operacionais e que levou ao reagendamento dos primeiros voos diretos entre Toronto e Funchal; Toronto e Porto; Boston e Porto; Nova Iorque e Porto.

 

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