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“As pessoas não se devem eternizar nos cargos”

A 26 de Outubro, a ELOCT, que detém a marca Go4Travel, elegeu um novo conselho de administração liderado por Vítor Filipe, director-geral da TQ Travel, por um mandato de três anos. Ao Publituris, o responsável explicou que a sociedade de agências de viagens precisava de ‘sangue novo’.   O novo conselho de administração foi eleito… Continue reading “As pessoas não se devem eternizar nos cargos”

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“As pessoas não se devem eternizar nos cargos”

A 26 de Outubro, a ELOCT, que detém a marca Go4Travel, elegeu um novo conselho de administração liderado por Vítor Filipe, director-geral da TQ Travel, por um mandato de três anos. Ao Publituris, o responsável explicou que a sociedade de agências de viagens precisava de ‘sangue novo’.   O novo conselho de administração foi eleito… Continue reading “As pessoas não se devem eternizar nos cargos”

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A 26 de Outubro, a ELOCT, que detém a marca Go4Travel, elegeu um novo conselho de administração liderado por Vítor Filipe, director-geral da TQ Travel, por um mandato de três anos. Ao Publituris, o responsável explicou que a sociedade de agências de viagens precisava de ‘sangue novo’.

 

O novo conselho de administração foi eleito a 26 de Outubro, cerca de 10 meses depois do anterior. Porque se deveu estas novas eleições dos órgãos sociais da Eloct – Agência de Viagens e Turismo?
Alguns accionistas acharam por bem a eleição de uma nova administração, por considerarem que a anterior não estava, provavelmente, a cumprir os objectivos que deviam ser realizados. E assim, juntou-se um grupo de accionistas que quis mudar o rumo que a sociedade estava a seguir. Era uma administração que também já estava há alguns anos…
O anterior conselho de administração estava desde o início desta nova sociedade (2008). Sempre tive a percepção que as pessoas não se devem eternizar nos cargos, e o que estava a acontecer, dadas também as próprias características da sociedade, é que a anterior administração estava a esclerosar. Não gostava que as pessoas levassem isto como uma crítica, até porque fizeram um excelente trabalho durante vários anos, agora, a partir de uma certa altura deviam ter colocado ‘sangue novo’ na própria administração. De qualquer forma também tem que ver com a demissão de uma pessoa da anterior administração, encetou-se ali algumas divergências no seio da administração. As coisas foram transparecendo para os outros accionistas e decidiu-se dar um novo rumo à sociedade.Mas não quero deixar de enaltecer o trabalho que realizaram ao longo de vários anos, de muita coisa que fizeram bem. Se calhar os administradores não deveriam, ou parte deles, de terem sido reconduzidos no início deste ano.Neste sentido, esta actual administração vai fazer uma revisão do pacto social e uma das propostas que vai ser feita, que terá de ser aprovada em assembleia-geral, é que os conselhos de administração – que são eleitos por três anos -, no fim do mandato pelo menos dois elementos terão que sair obrigatoriamente, para haver renovação e para não se voltar a cair no mesmo erro.Outra das propostas que temos para a revisão do pacto social é a possibilidade de serem eleitos para os órgãos sociais apenas os accionistas, o que não estava contemplado. Na anterior administração, havia um elemento que não era acionista. A assembleia-geral também era dirigida por um não accionista, são coisas que não fazem sentido.
Além da revisão do pacto social, que outros objectivos tem este novo conselho de administração?
Consideramos que uma sociedade deste tipo – constituída por 37 empresas, ou seja, 37 agências de viagens que são accionistas da Go4Travel -, o grande objectivo é criar mais-valias para os accionistas. Isso já foi feito, no outro concelho de administração. Nós vamos tentar melhorar, senão não nos teríamos proposto para dar uma nova dinâmica a esta sociedade.Um dos problemas que existiu na anterior administração é que se criaram muitas rotinas, se calhar poder-se-ia ter avançado mais, ter mais parceiros, até porque a sociedade é muito vasta. É uma sociedade em que os seus accionistas facturam, no global, cerca de 315 milhões de euros, que já são números impressionantes. Poderíamos ter feito mais parcerias e isso é um dos objectivos. Estamos a fazer o levantamento dos nossos parceiros e vamos convidar mais para terem contratação connosco.Outro dos objectivos é também fazer crescer a Go4Travel. A anterior administração também fez isso, mas se calhar não foi tão ambiciosa como nós pretendemos ser. Salientamos até dois dos accionistas que entraram recentemente, duas empresas prestigiadas e credenciadas – Cosmos e TopMic. O que pretendemos também será, dentro das características dessas empresas, trazer mais novos accionistas, porque queremos crescer mais.Tivemos recentemente a aquisição da Geostar pela Springwater, o que vem criar um grande grupo de agências de viagens e nós não queremos ficar parados. Até onde for possível, embora com características diferentes, vamos querer acompanhar e estar na primeira linha do mercado de agências de viagens e turismo.Actualmente, a Go4Travel situa-se em que posição a nível de grupo de agências de viagens?
Até aqui, era o primeiro grupo, com esta aquisição passou para segundo. Falo só de agências de viagens.

1305_pg26_1 Vítor Filipe enaltece o trabalho realizado até aqui pela anterior administração, mas refere que a actual pretende ser mais “ambiciosa”.

Como é que a Go4Travel encara, exactamente, a aquisição da Geostar pela Springwater Turismo?
Para o sector até é uma aposta muito interessante, não sabemos o que é que vai acontecer. As notícias que saem é que provavelmente vão ser mantidas as duas marcas, pelo que se vai sabendo. De qualquer forma, temos que estar atentos àquilo que a concorrência faz e queremos também nos posicionar sempre na linha da frente do sector.Mas a nível de contratação e competitividade com os vossos parceiros isso vai influenciar?
Penso que não terá uma influência muito grande. Não queremos perder influência, por isso é que estamos realmente a pensar em alargar a nossa sociedade a mais players.Como está a correr o negócio da Go4Travel até esta altura, comparativamente com o ano passado?
Há um ligeiro decréscimo em relação ao ano passado, até porque esse decréscimo verifica-se praticamente em todas as empresas do sector. Toda a gente sabe que 2015 está a ser um ano complicado. Um dos factores que tem contribuído para isso é o mercado angolano. As agências de viagens portuguesas estavam muito expostas a Angola, até porque muitas das empresas nossas clientes trabalhavam com Angola e continuam a trabalhar. Com a crise que se verificou, devido à baixa do preço do petróleo, houve uma retracção enorme em Angola, houve muitas empresas que deixaram de mandar os seus colaboradores para lá e isso reflecte-se. Com esta crise há uma quebra muito grande, principalmente na compra de transporte aéreo. A excepção que se está a verificar este ano nas agências de viagens, e falo em termos de outgoing, são só, precisamente, nos consolidadores. As únicas empresas de viagens que crescem são os consolidadores. Também é um fenómeno bastante interessante.A nível de BSP a Go4Travel também está a apresentar um ligeiro decréscimo?
Sim, tem um ligeiro decréscimo, mas como a Springwater, a Abreu, a Travelstore, a Escalatur. As agências de topo estão todas com decréscimo, é um mal geral. Temos de estar atentos e prepararmos para outros desafios e tentar conquistar outros mercados.

O conceito da Go4Travel não é um conceito similar aos restantes grupos de agências de viagens existentes no mercado. Como funciona a sociedade?
Isto já nasceu há uma série de anos. Quem foi pioneiro neste género de organizações foi a ELOVIA, da qual fui um dos fundadores. Basicamente, o grande objectivo é fazer contratação para todos os accionistas. No fim de contas, a Go4Travel é uma prestadora de serviços aos seus accionistas. E temos outros projectos noutras áreas que poderão ser uma mais-valia para estes.

Tais como?
Ainda estamos em fase de desenvolvimento, estamos a estudar. Até porque esta administração está em exercício praticamente há uma semana [na altura da realização da entrevista], vamos ter agora a segunda reunião de administração. Já elencámos uma série de pontos nos quais vamos trabalhar e em breve trecho daremos notícias do que pretendemos fazer.

Por onde passa o futuro da Go4Travel e das agências do grupo?
Nos últimos anos, dentro da própria Go4Travel notou-se, e os accionistas sentiram isso, que havia uma administração que decidia, mas havia pouca comunicação com as bases. O que vamos fazer é, inclusivamente, mais reuniões gerais. Vamos fazer, pelo menos, reuniões bimestrais para análise de mercado e de números da própria sociedade com os nossos accionistas; e iremos fazer reuniões quadrimestrais em que vamos convidar entidades externas para conversarem connosco, como consultores, companhias aéreas, GDS, operadores turísticos, uma série de players que nos poderá realmente ajudar a desenvolver as nossas empresas e a criar mais-valias para os accionistas que é o grande objectivo.

Esta actual administração tem um posicionamento distinto em relação à anterior, queremos  dar maior visibilidade no mercado à nossa organização e aos nossos accionistas. (…) A nova administração vai tentar unir os accionistas, de forma a que se revejam no trabalho que vamos fazer.

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Logicamente que a Go4Travel também pensa que dentro
de dois anos poderá
ter um papel fundamental nos novos rumos que a APAVT possa vir a tomar.”


APAVT
Numa entrevista que deu ao Publituris, no ano passado, enquanto director-geral da TQ Travel, referiu que o presidente da APAVT deveria ser mais duro com alguns players do mercado. Ao que se referia em concreto?
Na altura em que fiz essas declarações, teve a ver com alguns acordos que foram assinados pela APAVT. A APAVT assinou acordos com a TAP que é o nosso principal fornecedor, que se calhar não deveria ter assinado.

Logicamente que quem tem a faca e o queijo na mão é quem tem o negócio, que é a TAP. Nós somos distribuidores do negócio da TAP. Logicamente que a TAP podia impor às agências de viagens esses acordos, nomeadamente na redução dos prazos de BSP que passou de quinze dias para uma semana, nomeadamente da parca comissão que já era dada às agências de viagens e a APAVT assinou esse acordo. Pessoalmente não estou de acordo e disse isso ao presidente da APAVT.

ELOCT em números:

– 37 accionistas

– 81 balcões

– Volume de negócios estimado de 315 milhões de euros

A Go4Travel pretende ter um papel diferente do que teve até agora na associação?
A Go4Travel vai ter um posicionamento mais interventivo no mercado e vamos com certeza, se calhar, até junto da própria APAVT fazer valer algumas das nossas ideias. Até porque os administradores actuais da Go4Travel – só há uma pessoa que transitou da anterior administração, que é a Maria de Lurdes Diniz da Wide Travel, os restantes são tudo, chamemos assim, “sangue novo” -, todos temos ideias para aquilo que deve ser o mercado das agências de viagens. Com certeza que, dentro da importância que poderemos ter eventualmente no mercado, também queremos exercer alguma influência.A Go4Travel também tem, provavelmente, o maior número de direito de votos nas eleições da APAVT?
Provavelmente. Em princípio teremos 37 votos. Todos são filiados na APAVT, ao contrário de outras organizações, não direi similares, porque penso que a nossa é sui generis, mas há outras organizações diferentes com muitos participantes que não são filiados na APAVT. Na Go4Travel queremos e conseguimos que todos os nossos accionistas sejam filiados na associação.Consideram que a APAVT ainda vos representa?
Sim, representa.A maior parte das críticas que existem no mercado das agências é que não se vêem representadas na APAVT…
Não gosto muito de criticar a APAVT, porque fiz o meu trabalho, estive lá vários anos e sei que não é fácil ser presidente da APAVT. O Pedro Costa Ferreira está no seu segundo mandato e penso que até é o último, porque os estatutos não permitem a sua reeleição. Logicamente que a Go4Travel também pensa que dentro de dois anos poderá ter um papel fundamental nos novos rumos que a APAVT possa vir a tomar. E vamos tentar que as agências de viagens se revejam mais na APAVT do que se revêem hoje em dia.

Não quero que tomem tudo como críticas. O Pedro Costa Ferreira tem feito um bom trabalho em algumas áreas, agora, logicamente também está sujeito a críticas como eu estava quando fui presidente da APAVT. Penso que a associação, dentro de dois anos, vai ter que, com ‘novo sangue’, tomar um rumo diferente e tentar captar mais agências de viagens para suas associadas. Algo que penso que poderia também já ter sido desenvolvido. Recordo, quando fui presidente da APAVT, tínhamos uma representação muito forte junto das agências de viagens. Houve muitas saídas por várias razões, muitas empresas que desapareceram, muitas das empresas médias foram adquiridas por grandes organizações. Hoje o negócio está muito mais polarizado. Direi que há grandes agências de viagens para a dimensão do nosso País, mas há muitas pequenas agências de viagens, que se calhar são essas que têm que se sentir mais representadas junto da APAVT. Quem for para a APAVT, e até esta própria direcção que tem mais dois anos, seria interessante fazer uma campanha para captarem novos associados. As pessoas têm que estar unidas, porque se não tiverem não chegam a lado nenhum.

Considera que falta um pouco de transparência ao sector da distribuição?
Sou um dos agentes de viagens mais antigos do País e as coisas mudaram muito ao longo dos anos. O negócio que era há dez anos mudou muito. Até porque com a crise económica, a área de lazer, por exemplo, alterou-se completamente. Há 15/20 anos existia uma série de operadores turísticos de grande dimensão muito fortes, muitos deles pertenciam às grandes agências de viagens e as coisas alteraram-se muito. A área do lazer até com as novas tecnologias, com os novos canais de distribuição, foi perdendo muita força e em Portugal o poder económico baixou muito. Se calhar é uma das funções da própria associação é chamar os seus associados, conversar com eles, discutir o sector.

Até em relação ao congresso da APAVT, a direcção que veio depois da minha acabou com isto: havia um fórum dedicado só a agentes de viagens em que não podia entrar mais ninguém. Há certos problemas que devemos discutir no nosso seio, em privado, e tentar apontar para novos rumos de forma a melhorar os nossos resultados. Isso se calhar não tem sido feito como devia ser feito.

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Conselho de Administração:

Vítor Filipe (presidente)
João Matias
Maria de Lurdes Diniz
José Bizarro
Augusto Morais

Sobre o autoradmin

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Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos

Utilizar uma plataforma como Parkos para reservar estacionamento no aeroporto pode simplificar significativamente os preparativos de viagem

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Encontrar um lugar para estacionar no aeroporto pode ser uma das partes mais estressantes de qualquer viagem. Com a variedade de opções disponíveis, escolher o melhor estacionamento pelo melhor preço requer pesquisa e planeamento. Felizmente, serviços como o Parkos tornam esse processo muito mais simples e eficiente, permitindo comparar e reservar estacionamento em aeroportos de todo o mundo através de uma única plataforma.

O Funcionamento de Parkos

Parkos é uma plataforma online que colabora com diversos estacionamentos de aeroporto para oferecer uma ampla gama de opções a preços competitivos. Através do site de Parkos, os viajantes podem facilmente comparar diferentes estacionamentos, verificando preços, localização, serviços adicionais e avaliações de outros usuários. Isso permite que os viajantes escolham a opção que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento, tudo isso antes mesmo de saírem de casa.

Vantagens do Serviço

Usar Parkos para reservar o seu estacionamento no aeroporto traz várias vantagens. Primeiramente, garante que tenha uma vaga reservada, evitando o stress de encontrar um lugar no último minuto. Além disso,  é possível encontrar com frequência tarifas mais baixas através da plataforma do que as oferecidas diretamente pelos estacionamentos ou no próprio aeroporto. A Parkos também oferece informações detalhadas sobre cada opção de estacionamento, incluindo medidas de segurança, disponibilidade de transporte até ao terminal e serviços extras como lavagem de carro ou manutenção.

Estacionamento no Aeroporto do Porto

Uma das localidades onde a Parkos oferece serviços é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Os viajantes que partem deste aeroporto podem utilizar Parkos para comparar uma variedade de opções de parque aeroporto Porto e estacionamento nas proximidades. Isso é particularmente útil no Aeroporto do Porto, que, sendo um dos maiores de Portugal, pode ter uma demanda elevada por estacionamento, especialmente em épocas altas. Através da Parkos, é possível visualizar diferentes fornecedores, comparar preços e serviços, e reservar uma vaga que ofereça o melhor custo-benefício, garantindo assim um início de viagem tranquilo e organizado.

 

Em resumo, utilizar uma plataforma como Parkos para reservar estacionamento no aeroporto pode simplificar significativamente os preparativos de viagem. Com a capacidade de comparar preços, localizações e serviços, os viajantes podem fazer escolhas informadas e economizar tempo e dinheiro. Para aqueles que viajam a partir do Aeroporto do Porto, ou qualquer outro grande aeroporto, Parkos oferece uma solução prática e confiável para evitar o stress de encontrar um bom estacionamento. Portanto, na próxima vez que planear uma viagem, considere utilizar Parkos para uma experiência mais tranquila e organizada desde o momento de chegada ao aeroporto.

 

Sobre o autorBrand SHARE

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Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio

Na edição deste ano, que volta a decorrer em Durban, entre 13 e 16 de maio, a Africa’s Travel Indaba espera a participação de 1.030 expositores, incluindo 26 países africanos, reforçando o carácter pan-africano do certame.

Inês de Matos

O Centro Internacional de Convenções Inkosi Albert Luthuli, em Durban, na África do Sul, volta a receber, a partir de segunda-feira, 13 de maio, mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo africanas, que vai contar com a participação de 1.030 expositores, incluindo 26 países africanos.

A feira tem vindo a consolidar o seu carácter pan-africano e, segundo o Ministério do Turismo da África do Sul, este ano, conta com “uma participação sem precedentes”, com 26 países expositores, incluindo a estreia do Burkina Faso, Eritreia e Guiné.

Angola, Botswana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Essuatíni, Etiópia, Gana, Quénia, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ruanda, Senegal, África do Sul, Tanzânia, Togo, Uganda, Zanzibar e Zimbabué são os restantes países africanos que participam no certame.

“Estes países representam um total de 344 produtos que serão
apresentados, um aumento de 14% em relação aos 301 produtos do ano passado”, lê-se numa nota do Ministério do Turismo sul-africano.

Além dos vários países, a Africa’s Travel Indaba vai levar a exposição todo o turismo africano e, por isso, está prevista a participação de um total de 1.030 expositores, que vão dar a conhecer a oferta turística de África a 890 buyers de todo o mundo.

“Os buyers incluem operadores turísticos receptivos, agentes de viagens estrangeiros, empresas de marketing de destinos, agentes de reservas on-line e companhias aéreas”, especifica a informação divulgada.

Patricia De Lille, ministra do Turismo da África do Sul, lembra que a “missão contínua e o compromisso da Africa’s Travel Indaba é impulsionar a economia do continente” através do crescimento turístico.

“A Africa’s Travel Indaba fornece uma plataforma para que os empresário turísticos africanos se possam encontrarem com buyers de todo o mundo. Com um número recorde de países participantes este ano, os compradores têm uma grande variedade de produtos e experiências para interagir. Estou confiante de que a Africa’s Travel Indaba continuará a ser um ambiente fértil para fechar negócios que promovam parcerias e impulsionem o crescimento”, acrescenta a governante.

Durban reforça medidas de segurança 

A cidade de Durban, na província de Kwazulu-Natal, volta a ser a anfitriã da Africa’s Travel Indaba e, para garantir que o certame e todas as atividades que vão decorrer associadas à feira, são uma experiência memorável para os participantes, a cidade reforçou as medidas de segurança.

“Reconhecida pela sua hospitalidade e cultura dinâmica, Durban continua a ser um destino de topo tanto para quem procura lazer como para quem viaja em negócios. Em colaboração com Durban, a província de KwaZulu-Natal (KZN) reforçou as medidas de segurança, em especial nos pontos de interesse turístico e em redor do recinto do ICC de Durban”, lê-se numa nota do Turismo da África do Sul.

Paralelamente, a cidade instituiu “várias medidas para garantir o conforto e prazer durante a estadia”, tendo sido, nomeadamente, designados embaixadores para ajudar os visitantes com indicações e informações.

“Quer seja para aproveitar o passeio marítimo ou mergulhar nas vistas e sons cativantes da cidade, os participantes têm a promessa de uma experiência inesquecível”, refere o Turismo da África do Sul.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Foto: Depositphotos.com

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NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos

O novo sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, Point Merge, que pode reduzir atrasos, entra em vigor em 16 de maio, após negociações com a Força Aérea e um investimento de dois milhões de euros.

Publituris

À meia-noite (Tempo Universal Coordenado) de dia 16 de maio, o controlo do espaço aéreo de Lisboa, que inclui Cascais e as bases militares do Montijo, Sintra e Alverca, passa a ser feito com uma nova ferramenta – o Sistema Point Merge – um investimento que ascende a perto de dois milhões de euros e que vai permitir uma gestão mais eficiente do tráfego, poupanças de combustível, redução de emissões poluentes e do ruído, segundo explicaram o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo, e o diretor de Procedimentos Aeronáuticos, Rui Marçal.

Devido ao aumento de tráfego e face às crescentes exigências ambientais, a NAV iniciou em 2016 a maior reestruturação do espaço aéreo que alguma vez tinha feito e, mais tarde, numa Resolução do Conselho de Ministros (RCM) de junho de 2019, foi mandatada pelo governo liderado por António Costa a celebrar uma Carta de Operação com a Força Aérea, para a cedência de espaço aéreo de Sintra, por forma a viabilizar a operacionalização do Point Merge a partir de 23 de abril de 2020.

Contudo, explicaram os responsáveis, a pandemia de covid-19 alterou os prazos previstos e só agora estão reunidas as condições para a implementação do novo sistema (PMS, na sigla inglesa), após quase cinco anos de negociações com a Força Aérea para cedência de espaço aéreo militar para a aviação civil, sobretudo em Sintra, mas também em Monte Real, no concelho de Leiria.

O PMS é um sistema de sequenciação para aproximação a aeroportos, em que, em caso de acumulação de tráfego, os aviões em espera pela sua vez de aterrar são alinhados em dois arcos e encaminhados para uma sequência de aterragem a partir desses arcos, a uma velocidade constante.

Já no modelo utilizado até agora, os aviões têm de fazer esperas circulares em torno do mesmo ponto e, quando têm autorização para aterrar, passa-se a um procedimento de descida por patamares, exigente do ponto de vista de comunicação entre o controlo de tráfego aéreo e os pilotos.

Substituindo as esperas circulares por esperas lineares a maior altitude, permite-se uma gestão mais eficiente, organizada e segura do tráfego aéreo, contribuindo para maiores poupanças de combustível, uma redução de emissões poluentes e do impacto do ruído nas populações.

Adicionalmente, com a cedência de espaço aéreo militar de Sintra, que inclusivamente incluiu a transferência da escola de pilotagem para Beja, passa a ser possível descolar para Oeste (Açores, ou EUA), até agora impossível, permitindo às companhias aéreas poupar tempo de viagem e combustível.

Segundo a RCM de 2019, a Força Aérea foi autorizada a realizar despesa com a aquisição dos bens e serviços associados às transferências necessárias até ao montante máximo de 18,8 milhões de euros, mais IVA.

Embora esperem que o novo sistema contribua para a redução dos atrasos no aeroporto de Lisboa, os responsáveis da NAV realçaram que isso não depende apenas do espaço aéreo, mas sobretudo da infraestrutura, salientando que, em 2023, o contributo do controlo de tráfego aéreo para os atrasos nos voos foi de 10%.

O PMS foi apenas testado para Lisboa e esteve a ser trabalhado numa altura em que se perspetivava uma solução aeroportuária dual com Portela + Montijo, para se aumentar gradualmente a capacidade do sistema aeroportuário de Lisboa de 44 para 72 movimentos por hora (46 em Lisboa, dois em Cascais e 24 no Montijo).

A localização Montijo foi, entretanto, considerada inviável pela Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, que recomendou uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas, mas apontou que Humberto Delgado + Santarém “pode ser uma solução” provisória.

Ainda antes de ser primeiro-ministro, o líder social-democrata, Luís Montenegro, tinha garantido que a decisão sobre o novo aeroporto seria tomada “nos primeiros dias” do seu Governo.

Foto: Depositphotos.com
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Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril

O grupo Norwegian transportou, em abril de 2024, mais de 2,2 milhões de passageiros, dividido entre as companhias Norwegian e Widerøe, com clara vantagem para a primeira.

Publituris

O grupo Norwegian transportou, em abril de 2024, mais de 2,2 milhões de passageiros, divididos entre os 1.892.362 da Norwegian e os 315.495 da Widerøe.

A ocupação média da Norwegian aumentou para os 80,3% no quarto mês do atual exercício, mais 18 pontos percentuais que em igual período do ano passado, tendo operado uma média de 81 aviões, em comparação com as 73 aeronaves de março de 2024.

O grupo informa, igualmente, que o índice de regularidade dos voos foi afetado negativamente em abril, devido, maioritariamente, a problemas relacionados com o controlo de tráfego aéreo em espaço norueguês.

Para este ano de 2024, a Norwegian acrescentou, a partir de abril, um total de nove novas rotas. Istambul desde Oslo, Málaga desde Billund e Aarhus, e Alicante desde Múnich são algumas das rotas destacadas pelo grupo, totalizando as novidades apresentadas para este ano 47 novas rotas aéreas a operar pela Norwegian e Widerøe.

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Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social

Para assinalar o aniversário, a Bestravel lançou uma campanha de vendas com descontos para o verão e uma iniciativa de responsabilidade social com a AMI.

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A Bestravel festeja esta sexta-feira, 10 de maio, o seu 21.º aniversário, data que é assinalada com o lançamento de uma nova campanha de vendas e de uma iniciativa de responsabilidade social com a AMI.

Além das agências da rede estarem vestidas a rigor para assinalar o aniversário, a Bestravel tem também em vigor uma campanha de vendas com “promoções imperdíveis para alguns dos destinos de férias de verão mais cobiçados”.

Albânia, ilhas espanholas, Punta Cana, Saïdia, Djerba ou Zanzibar são alguns dos destinos incluídos pela Bestravel nesta campanha de vendas para o verão.

“As promoções que lançamos para esta temporada de verão não são apenas uma celebração do nosso aniversário, mas também uma oportunidade para agradecer aos nossos clientes pela confiança e lealdade ao longo dos anos. Cada destino selecionado reflete o nosso desejo de oferecer viagens inesquecíveis, com a qualidade e o serviço que nos caracterizam”, afirma Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, citado num comunicado enviado à imprensa.

Para assinalar o aniversário, a Bestravel lança ainda uma ação de responsabilidade social com a Assistência Médica Internacional (AMI), comprometendo-se a doar 50 cêntimos para a AMI por cada passageiro que reservar uma viagem com a Bestravel até ao final de mês de junho, numa iniciativa que vai apoiar as iniciativas humanitárias da organização.

“Através desta iniciativa conjunta, a Bestravel e os seus clientes estarão a contribuir diretamente para projetos que fazem a diferença em Portugal e no mundo, reforçando o espírito de responsabilidade social que caracteriza ambas as entidades”, explica a rede de agências de viagens.

Segundo Carlos Baptista, administrador da Bestravel, 6esta parceria com a AMI reflete “o compromisso da Bestravel não apenas em proporcionar experiências de viagem excecionais, mas também em contribuir para um mundo melhor”.

“Estamos entusiasmados em poder apoiar o trabalho vital da AMI, uma organização que tem feito a diferença na vida de tantas pessoas ao redor do mundo. Esta parceria é uma forma de nos envolvermos ainda mais com a comunidade e de incentivarmos os nossos clientes a fazerem parte desta jornada de solidariedade”, acrescenta o responsável.

As promoções são válidas por tempo limitado, até 02 de junho, e sujeitas a disponibilidade, incentivando os viajantes a agirem rapidamente para garantir a sua próxima aventura de verão.

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BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta

No “Outlook” que o BPI faz para o setor do turismo em Portugal para 2024, a instituição bancária aponta um crescimento de 5% no número de hóspedes face a 2023. Contudo, existem oportunidades que poderá fazer este valor subir.

Victor Jorge

De acordo com o Departamento de Estudo Económicos e Financeiros do BPI, o setor do turismo em Portugal deverá manter a performance de crescimento, mas de forma “mais modesta”. Assim, a entidade bancária prevê que o número de hóspedes registe um crescimento de 5%, em 2024, face ao ano 2023, “decorrente do abrandamento da atividade económica global, maior proximidade ao limite da capacidade instalada aeroportuária e manutenção de alguma cautela nos mercados europeus centrais, mais expostos aos conflitos)”.

Os analistas do Departamento de Estudo Económicos e Financeiros do BPI consideram, igualmente, que “o efeito rebound de recuperação pós-pandemia está esgotado (os níveis pré-pandemia foram ultrapassados) e o crescimento deverá ser mais modesto que em 2023 (onde registou +13% de turistas)”.

Além disso, o BPI assinala que “o cenário central macroeconómico que afasta a recessão na Zona Euro (principais mercados emissores de turistas para Portugal) vai continuar a suportar o crescimento do turismo”, estando esta situação associada “a alguma recuperação de poder de compra via crescimento de salários, redução da inflação e das taxas de juro”.

Quanto à sazonalidade, o Departamento de Estudo Económicos e Financeiros do BPI espera uma “ligeira redução motivada por vários fatores. Em primeiro lugar, época alta em Portugal (especialmente Algarve) relativamente mais cara face ao poder de compra dos portugueses (desvio de turistas nacionais para o exterior e para outras alturas do ano). Depois, face ao aumento da diversificação de mercados emissores que viajam noutras alturas do ano (em que o clima é mais rigoroso na origem do que em Portugal)”.

No que diz respeito aos mercados emissores, o BPI avança com uma “moderação do ritmo de crescimento dos turistas provenientes dos EUA”, em virtude de um “ligeiro enfraquecimento do dólar face ao euro”, além de um “de um contexto internacional de conflitos armados, menos propício às viagens long-haul”.

Contudo, existem também oportunidades de crescimento “motivadas pelo conflito do Médio Oriente, especialmente de mercados emissores do Leste Europeu”, salientando os analistas que “Portugal beneficia da perceção de ser um destino extremamente seguro” ao que se junto o facto de o conflito no Médio Oriente “estar a ter efeito na redução de reservas para o Chipre, Turquia, Marrocos, Egipto, etc.”.

Finalmente, a “escassez de mão-de-obra, impacto acumulado da inflação e do aumento das taxas de juro nos orçamentos familiares, riscos geopolíticos com aumento do preço dos combustíveis e/ou restrições à mobilidade poderão pesar negativamente e são o risco mais forte do nosso cenário”, conclui o outlook do Departamento de Estudo Económicos e Financeiros do BPI para 2024.

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Distribuição

B travel com nova loja em Leiria

A marca reforça a sua posição na zona de Leiria, com a abertura de mais uma loja B travel.  

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A B travel, rede de agências de viagens da Ávoris Corporación Empresarial, abre mais uma loja em Leiria, desta vez junto ao Lis, na Rua de Tomar, 37 (em frente à antiga Central da EDP).

Com esta nova abertura, a marca “reforça a sua posição na zona de Leiria, oferecendo um serviço personalizado e de qualidade aos seus clientes”, lê-se na nota enviada à imprensa.

“Uma loja moderna, com todo o conforto e consultores especializados que acompanharão a viagem desde a reserva até ao regresso a casa. Com uma oferta variada e muito competitiva, esta nova loja da B travel convida a uma experiência de compra única”, refere a marca pertencente ao universo Ávoris Corporación Empresarial.

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Destinos

Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo

De acordo com o estudo “Hábitos de Férias de Luxo 2024”, da Condé Nast Johansens, 60% dos viajantes de luxo são, atualmente, mulheres na faixa etária entre os 55 e os 75 anos, que viajam com o companheiro ou com amigas.

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Um recente estudo da Condé Nast Johansens, denominado “Hábitos de Férias de Luxo 2024”, apurou que o perfil dos viajantes de luxo tem vindo a mudar, “especialmente depois da pandemia” e, atualmente, o número de mulheres que realiza viagens de luxo já é superior ao dos homens.

“Os dados revelam uma importante mudança ao longo das últimas décadas, e especialmente depois da pandemia: já há mais mulheres do que homens a viajar com a chancela de luxo”, lê-se num comunicado divulgado esta sexta-feira, 10 de maio.

De acordo com o estudo, 60% dos viajantes de luxo são, atualmente, mulheres na faixa etária entre os 55 e os 75 anos, cujo rendimento anual é “superior aos 95.000 euros, dos quais elas destinam 8.000 euros para viajar”.

Além do perfil, o estudo procurou também saber quais são as prioridades das viajantes, concluindo que a comida e bebida está no topo para 73% dos inquiridos, seguindo-se a “natureza e atividades ao ar livre (52%), arte e cultura (47%), saúde e bem-estar (45%), tratamentos em Spa específicos (37%), decoração do lar e interiorismo (35%), jardinagem (35%), desporto e fitness (31%), a moda (29%), os tratamentos de beleza e a fotografia (26%), e ciência (20%)”.

“Destaca-se que para 19% das mulheres, os automóveis, a sustentabilidade, a tecnologia de consumo e a joalharia situam-se no mesmo ranking de importância. Os negócios e as finanças (17%) e em último lugar mencionam a compra de bagagem e acessórios de viagem (15%)”, refere a Condé Nast Johansens.

75% das mulheres realizam viagens de luxo acompanhadas pelos parceiros, ainda que “o prazer de viajar com amigas surja em segundo lugar (30%), frente à opção de viajar com os filhos (26%)”, enquanto as viajantes solitárias surgem em menor número, pois apenas 22% preferem viajar sozinhas.

O estudo apurou ainda que, “quanto maior a idade, maior o poder económico”, uma vez que apenas 13% das mulheres entre os 25 e os 34 anos, e 12% entre os 35 e os 44 anos têm rendimentos superiores aos 95.000 euros anuais.

No entanto, a Condé Nast Johansens diz que, “para as que usam redes sociais como fonte de inspiração e consulta, para planear as viagens de luxo, verifica-se que a idade é inversamente proporcional à capacidade económica e ao status social”.

As redes sociais são, sobretudo, usadas pelas mulheres mais jovens, “que usam as redes sociais para inspirar-se para viajar”, a exemplo do apurado por uma análise sobre o uso da internet realizada pela Condé Nast Johansens, que mostrou que 60% visitam o Facebook da marca, 55% o Instagram, 26% o TikTok, 23% o YouTube, 19% o LinkedIn, 18% o X (anteriormente Twitter) e 15% o Pinterest.

“Se olhamos para o TikTok como amostra, 46% das mulheres de entre 25 e 34 anos e 32% de entre 35 e 44 anos visitam TikTok da Condé Nast Johansens para inspirar-se e selecionar o seu hotel e destino de luxo. Mas, apenas 9% das mulheres de entre 45 e 54 anos e 4% de entre 55 e 44 anos recorrem a essa rede”, acrescenta a informação divulgada.

 

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Transportes

Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul

A Pegasus Airlines continua a expandir a sua operação internacional. A partir de 27 de junho junta a rota Edimburgo Istambul ao leque de rotas.

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A Pegasus Airlines vai lançar uma nova rota entre Edimburgo e Istambul a partir de 27 de junho deste ano. A nova rota que ligará o aeroporto da capital escocesa ao aeroporto Sabiha Gökçen oferecerá 2.500 lugares, reserváveis entre 10 e 16 de maio a um preço de uma libra (uma viagem).

A rota será operada duas vezes por semana, com partidas à quinta-feira e sábado de Istambul, às 11h40, com os voos de regresso a realizarem-se nos mesmos dias, a partir das 15h30, sendo utilizados A320/A321neo.

Com esta operação, a Pegasus Airlines aumenta para 137 os destinos: 35 na Turquia e 102 para destinos internacionais.

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Aviação

TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais

Depois de no 4.º e último trimestre ter regressado aos prejuízos, a TAP apresenta um resultado líquido negativo de 71,9 milhões de euros no exercício referente aos primeiros três meses de 2024. Os custos com pessoal foram dos que mais subiram. No gasto com combustível houve uma redução.

Victor Jorge

A TAP Air Portugal obteve um prejuízo de 71,9 milhões de euros no 1.º trimestre do exercício de 2024, correspondendo a mais 25,2% face aos 57,4 milhões de igual período de 2023, ou seja, um prejuízo de mais 14,5 milhões de euros.

Este resultado segue o prejuízo já apontado no relatório e contas referente ao 4.º e último trimestre de 2023, período em que a companhia aérea nacional registou prejuízos de 26,2 milhões de euros, correspondendo a uma variação negativa de 116,8%, o que equivale dizer que os lucros caíram 182,6 milhões de euros na altura.

Recorde-se que os resultados anuais referentes ao exercício de 2023 registaram lucros de 177,3 milhões de euros, representando uma subida de 170,2% face aos 65,6 milhões de euros obtidos no ano anterior de 2022.

Os resultados operacionais da TAP, no entanto, registaram uma melhoria face ao 1.º trimestre de 2023, passando de 835,9 milhões de euros para 861,9 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 3,1%, ou seja, mais 26 milhões de euros, com as receitas no segmento de passageiros a subir 5% para 774,7 milhões de euros, contra os 737,6 milhões de euros de período homólogo de 2023.

Aumento registou, igualmente, a manutenção que passou de um valor de 43,6 milhões de euros para 45 milhões de euros, correspondendo a uma evolução de 3,3% face aos primeiros três meses do exercício anterior.

Apesar dos gastos totais operacionais terem subido 7,8% para 919 milhões de euros, os custos com combustível registaram uma descida de 8,5%, o que equivale dizer que, se nos primeiros três meses de 2023 a TAP gastou 277 milhões de euros, no 1.º trimestre deste ano o gasto baixou para 253,4 milhões de euros.

Um dos maiores aumentos nos resultados da TAP neste período de janeiro a março de 2024 vai, contudo, para os custos com pessoal que aumentaram 56,9% face a igual período de 2023. Assim, em vez dos 123,8 milhões de euros dos primeiros três meses de 2023, a TAP viu os custos com salários aumentar 70,5 milhões de euros para 194,3 milhões de euros.

Em comunicado, a TAP informa ainda que o EBITDA recorrente totalizou 83,7 milhões de euros no 1.º trimestre de 2024, apesar da diminuição de 36,3 milhões de euros em comparação com o 1.º trimestre de 2023.

Já o EBIT recorrente registou um valor negativo de 43,3 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024, diminuindo em 33,1 milhões de euros face ao mesmo período de 2023.

A 31 de março de 2024, a TAP informa, igualmente, que “o balanço apresentava uma posição de caixa e equivalentes de caixa robusta de 1.133,4 milhões de euros, um aumento de 344 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2023, no seguimento da execução da segunda tranche do aumento de capital no valor de 343 milhões de euros efetuada pelo acionista a 4 de janeiro de 2024”.

De referir ainda que no 1.º trimestre de 2024, a TAP transportou mais 0,6% de passageiros, quando comparado com os primeiros três meses de 2023, totalizando 3,532 milhões em vez dos 3,511 de igual período de 2023, apesar da companhia ter operado menos 557 voo, ou seja, menos 2% que no 1.º trimestre de 2023. “Comparando com os níveis pré-crise de 2019 (1.º trimestre de 2019), o número de passageiros atingiu 104%, superando os mesmos, enquanto os voos operados atingiram 90%”, informa ainda a TAP no comunicado.

Para Luís Rodrigues, presidente-executivo da TAP, “no primeiro trimestre de 2024 continuámos o processo de transformação estrutural que a TAP exigia. O investimento nas nossas pessoas, incluindo o fim dos cortes salariais, correções da elevada inflação e os novos acordos de empresa, têm um impacto imediato no resultado, mas os benefícios continuarão a materializar-se”.

O responsável máximo da companhia admite ainda que “tivemos a capacidade de aumentar a oferta, transportar mais passageiros e melhorar as taxas de ocupação quando comparado com o primeiro trimestre de 2023, o que se traduziu em aumento da receita, enorme redução de irregularidades, melhoria da pontualidade e regularidade numa infraestrutura aeroportuária altamente congestionada. Isto traduziu-se igualmente num salto no NPS (Índice de Satisfação do Cliente) de 12 para 24”.

“Confiamos totalmente nas nossas pessoas e sabemos que vamos estar à altura do verão forte com um significativo aumento de frequências para o Brasil e América do Norte. O nosso foco e empenho mantêm-se: estabelecer a TAP como uma companhia sustentadamente rentável e uma das companhias mais atrativas da indústria para todos os nossos stakeholders”.

De referir que, de uma perspetiva operacional, foram reabertos, no final do primeiro trimestre, dois destinos a partir de Lisboa para a época de verão: Nápoles e Porto Santo. A frota operacional era composta por 99 aeronaves, a 31 de março de 2024, com a adição de uma aeronave quando comparada com 31 de dezembro de 2023, sendo que 68% da frota operacional de médio e longo curso consistia em aeronaves da família NEO (face a 67% a 31 de março de 2023 e 17% a 31 de março de 2019).

O comunicado da TAP termina a referir que “as expetativas para o verão de 2024 mantém-se positivas, com as reservas em linha com 2023, apesar do aumento de capacidade, confirmando uma procura resiliente. Igualmente em 2024, o investimento na modernização da frota irá continuar, com o phase-in de três novas aeronaves A320 NEO, confirmando o compromisso da TAP numa frota mais sustentável e eficiente”.

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