Turismo de Portugal lança a FOREST para agregar informação sobre sustentabilidade
A partir de agora o setor do turismo possui uma ferramenta digital inovadora para recolha, gestão e reporte dos dados associados aos indicadores setoriais de desempenho ESG, acessível, em exclusivo, às empresas aderentes ao Programa Empresas Turismo 360°.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
No âmbito do Programa Empresas Turismo 360º, o Turismo de Portugal (TdP) lança a FOREST – Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo, uma ferramenta de analytics e reporting do desempenho em sustentabilidade, com o objetivo de promover as diretrizes da sustentabilidade na cadeia de valor do setor e dinamizar o seu potencial no quadro da Agenda 2030.
Esta nova ferramenta, disponível a partir de agora para todos os aderentes ao Programa Empresas Turismo 360º, permite, segundo o Turismo de Portugal, “automatizar a recolha, gestão e reporte dos dados associados às métricas ESG, obter um relatório de sustentabilidade adaptado ao setor e preparado de acordo com os standards globais e captar e agregar dados de business intelligence que possibilitem a comparabilidade das informações”.
Com a disponibilização da FOREST, o TdP reforça o quadro de intervenção do Programa Empresas Turismo 360°, proporcionando uma ferramenta digital gratuita concebida para contribuir, de forma mensurável, para a resiliência das empresas atentos os desafios ambientais, sociais e económicos da atualidade e para a competitividade continuada do setor do turismo, tendo sempre em vista alcançar as metas da ET27 e a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Programa Empresas Turismo 360°, focado na construção de um modelo global de medição e avaliação do desempenho ambiental, social e de governação das empresas foi concebido em parceria com 18 entidades e acompanha as exigências do mercado e as atuais expetativas da sociedade através de um modelo que pretende orientar as empresas para uma atuação mensurável no domínio da sustentabilidade, garantindo uma adaptação estrutural do setor a novas realidades e desafios.
“A preocupação de criar meios para as empresas analisarem ineficiências e vulnerabilidades nos seus sistemas e desenvolverem mecanismos de compensação e de crescimento” esteve na base da conceção de um portefólio exclusivo que abarca todo o processo de recolha, medição, relato e monitorização das práticas ambientais, sociais e de governação, e que está ancorado nos fatores ESG – Environmental, Social and Governance.