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Acordo “ReFuel EU” é um passo em frente para permitir o SAF na aviação europeia

A partir de 2025, pelo menos 2% dos combustíveis de aviação devem ser sustentáveis, aumentando essa parcela a cada cinco anos: 6% em 2030, 20% em 2035, 34% em 2040, 42% em 2045 e 70% em 2050. A Airlines for Europe (A4E) diz que agora é tempo de os decisores políticos se voltarem para o desenvolvimento de uma indústria SAF.

Victor Jorge
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Acordo “ReFuel EU” é um passo em frente para permitir o SAF na aviação europeia

A partir de 2025, pelo menos 2% dos combustíveis de aviação devem ser sustentáveis, aumentando essa parcela a cada cinco anos: 6% em 2030, 20% em 2035, 34% em 2040, 42% em 2045 e 70% em 2050. A Airlines for Europe (A4E) diz que agora é tempo de os decisores políticos se voltarem para o desenvolvimento de uma indústria SAF.

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Os dados já tinham sido lançados: a partir de 2025, pelo menos 2% dos combustíveis de aviação devem ser sustentáveis, aumentando essa parcela a cada cinco anos: 6% em 2030, 20% em 2035, 34% em 2040, 42% em 2045 e 70% em 2050. Além disso, uma proporção específica do mix de combustíveis (1,2% em 2030, 2% em 2032, 5% em 2035, atingindo progressivamente 35% em 2050) deve incluir combustíveis sintéticos como o e-querosene.

Para a Airlines for Europe (A4E), os decisores políticos da União Europeia (UE) devem agora “voltar sua atenção para garantir que a Europa desenvolva uma indústria SAF forte que possa fornecer combustível sustentável suficiente para as companhias aéreas cumprirem os mandatos acordados durante as negociações da ReFuel EU.

A adoção generalizada do SAF (Sustainable Aviation Fuel) é um componente crítico do roteiro da aviação europeia para alcançar o net zero, salientando os responsáveis da A4E que “os decisores políticos da UE precisam “investir os seus esforços na construção da indústria SAF da Europa da mesma forma que estão a apoiar outras tecnologias sustentáveis”.

O diretor administrativo interino da A4E, Laurent Donceel, admite que “o SAF é a pedra angular para trazer a aviação para as emissões de carbono Net Zero. Este acordo oferece segurança tanto para a indústria SAF como para as companhias aéreas, enquanto trabalhamos para a primeira meta de 2% de aceitação de SAF até 2025”.

Contudo, Donceel salienta que o ReFuel EU “não é o destino final para combustível de aviação sustentável na Europa”, afirmando que os decisores políticos europeus precisam garantir que agora sigam e ajudem a construir uma indústria SAF líder mundial, fortalecendo a segurança do combustível, gerando empregos sustentáveis. A UE precisa pensar no SAF da mesma forma que pensa em turbinas eólicas, painéis solares e outras tecnologias sustentáveis, a fim de apoiar a transição energética da aviação sem cobrar o preço do passageiro no ar”.

“O trabalho no SAF está apenas a começar e os decisores de políticas precisarão garantir que haja uma política positiva e um ambiente de investimento para a indústria europeia de SAF para garantir o fluxo de combustíveis sustentáveis a preços acessíveis e colocar a aviação europeia no seu caminho para um futuro mais sustentável”, concluiu Donceel.

A A4E frisa ainda que “o mandato único para SAF em toda a UE evitará a fragmentação do mercado único da UE para a aviação por meio de diferentes metas nacionais em diferentes estados-membros”, destacando que o mandato da UE deve agora “suplantar os mandatos nacionais e harmonizar toda a legislação relevante”.

“Regras de reporte rigorosas para fornecedores de combustível com requisitos de transparência no que diz respeito à sustentabilidade do combustível fornecido serão fundamentais para garantir a legitimidade do mandato aos olhos dos passageiros”, diz a A4E.

Os decisores políticos também concordaram em introduzir um rótulo ecológico para voos a partir de 2025. Embora a A4E apoie o fornecimento de informações aos consumidores sobre os seus voos, a entidade adverte que “qualquer rótulo deve ser baseado numa metodologia robusta e apresentar uma descrição precisa do impacto ambiental dos voos”.

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Aumento de movimentos na Portela implica estudo das obras necessárias

Uma recente resolução do Conselho de Ministros prevê o desenvolvimento de um plano detalhado de investimentos e a criação de um grupo de acompanhamento para o aumento da capacidade para 45 movimentos por hora no Aeroporto Humberto Delgado.

O aumento da capacidade para 45 movimentos por hora no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai motivar um estudo sobre as intervenções necessárias e vai ser acompanhado por um grupo de trabalho que inclui os Ministérios das Infraestruturas e da Defesa, avançou à Lusa fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

“A concretização do objetivo de 45 movimentos por hora, que deverá ocorrer de forma faseada, requererá o estudo das obras a efetuar e será acompanhado pelo grupo de acompanhamento”, avança a fonte oficial à Lusa.

A Lusa recorda que, na resolução do Conselho de Ministros publicada segunda-feira, o Governo indica o desenvolvimento de um plano detalhado de investimentos e a criação de um grupo de acompanhamento “com vista a atingir o objetivo de aumentar a capacidade dos 38 para os 45 movimentos por hora no Aeroporto Humberto Delgado” (AHD).

A resolução prevê que o grupo de acompanhamento seja coordenado pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, contando ainda com a participação de um representante do Ministério da Defesa Nacional e de outras entidades envolvidas neste processo.

A resolução publicada na segunda-feira determina ainda que a Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal) apresente “um plano de expansão da capacidade do espaço aéreo de Lisboa com vista a atingir 45 movimentos, por hora, com possibilidade de acrescerem outros dois por tráfego aéreo de/para o aeródromo municipal de Cascais”.

À Lusa, fonte oficial da NAV disse ainda que a resolução do Conselho de Ministros “leva em consideração as condições identificadas pela NAV Portugal para incrementar o número de movimentos até uma capacidade declarada de 45 mov/hora no AHD” e que “entre estas encontram-se o Point Merge System agora implementado”, sendo que “a aquisição do novo sistema TopSky Tower dará o seu contributo para esse objetivo”.

A resolução que entrou em vigor prevê também a constituição de uma comissão de negociação, em substituição da que estava anteriormente prevista, que “irá abranger também outras matérias (além das identificadas na Resolução de Conselho de Ministros nº 201/2023, de 28 de dezembro), nomeadamente, uma permanente utilização civil do espaço afeto ao Aeródromo de Trânsito N.º 1 [Figo Maduro], além da parcela a desafetar do domínio público militar”.

 

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easyJet lança campanha de verão com descontos até 15%

A campanha da easyJet conta com 15 mil lugares com descontos até 15% e aplica-se a viagens que decorram entre 3 de junho e 30 de setembro para vários destinos da easyJet à partida do Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Porto Santo.

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A easyJet laçou esta terça-feira, 28 de maio, uma campanha de verão de última hora que conta com descontos até 15% e que é válida até à próxima segunda-feira, 3 de junho, em destinos selecionados da companhia aérea low cost.

“Para esta promoção, a companhia disponibiliza 15 mil lugares para quem ainda esteja a planear as suas férias de verão ou queira dar uma escapadinha de última hora”, lê-se numa nota divulgada pela easyJet.

A campanha aplica-se a viagens que decorram entre 3 de junho e 30 de setembro, e inclui vários destinos da rede da easyJet à partida dos aeroportos do Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Porto Santo, como Marrocos, Ibiza ou Nantes.

Os bilhetes com preços promocionais no âmbito desta campanha de verão da easyJet já se encontram à venda e podem ser adquiridos aqui ou através da app da companhia aérea.

 

 

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Programa de passageiro frequente da Air France-KLM lança oferta exclusiva para residentes em Portugal

O Flying Blue, programa de passageiro frequente da Air France-KLM, associou-se à Loyalty Status Co. para lançar uma oferta exclusiva de equivalência de nível para os passageiros frequentes elegíveis residentes em Portugal.

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O Flying Blue, programa de passageiro frequente da Air France-KLM, associou-se à Loyalty Status Co. para lançar uma oferta exclusiva de equivalência de nível para os passageiros frequentes elegíveis residentes em Portugal.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, esta “oferta vai permitir aos clientes com um determinado nível de passageiro frequente no programa de fidelização de uma das companhias aéreas elegíveis a possibilidade de solicitarem uma equivalência de nível”.

Desta forma, os passageiros elegíveis podem fazer o upgrade para o nível Flying Blue Silver, Gold ou Platinum, e “desfrutar dos benefícios exclusivos das categorias Elite ou Elite Plus durante 12 meses, mesmo que não tenham viajado com a Air France ou a KLM”.

Segundo a Air France-KLM, as vantagens desta oferta incluem  a obtenção de benefícios desde o check-in até ao embarque prioritários, incluindo a seleção gratuita de assentos ou o acesso às salas VIP SkyTeam para os associados Gold e Platinum.

Os clientes que cumpram os requisitos podem solicitar esta oferta aqui, enquanto os interessados que ainda não sejam membros do Flying Blue podem registar-se no programa aqui e, de seguida, preencher o formulário para o pedido de equivalência de nível.

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TAP entre as 25 companhias premium

A AirlineRatings nomeou as melhores 25 companhias aéreas premium, com base em 12 critérias. A TAP Air Portugal é uma delas.

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Depois de analisadas mais de 230 companhias aéreas, responsáveis pelo transporte de 99% dos passageiros em todo o mundo, a AirlineRatings definiu o ranking das 25 companhias premium. A TAP Air Portugal é uma delas.

O júri teve em conta uma série de critérios que incluem a segurança e a classificação do produto, a idade da frota, a rentabilidade, os incidentes graves, as avaliações dos passageiros provenientes de várias fontes, a inovação e as encomendas futuras da frota.

Fique a conhecer as 25 companhias aéreas premium:

Qatar Airways
Korean Air
Cathay Pacific Airways
Air New Zealand
Emirates
Air France/ KLM
All Nippon Airways
Etihad Airways
Qantas
Virgin Australia/Atlantic
Vietnam Airlines
Singapore Airlines
EVA Air
TAP Air Portugal
JAL
Finnair
Hawaiian
Alaska Airlines
Lufthansa/Swiss
Turkish Airlines
IGA Group (British Airways & Iberia)
Air Canada
Delta Air Lines
United Airlines
American Airlines

Relativamente ainda aos critérios, o sistema de classificação vai de uma a sete estrelas em termos de segurança, sendo sete a classificação mais elevada. O sistema de classificação tem em conta uma série de factores diferentes relacionados com as auditorias dos organismos que regem a aviação, as associações de líderes, bem como os dados de segurança da própria companhia aérea.

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Saiba quais são as 25 melhores companhias lowcost

Mais uma vez a AirlineRatings definiu quais as melhores companhias aéreas ‘lowcost’ a atuar no mercado.

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Todos os anos a AirlineRatings estabelece, segundo 12 critérios – incluindo comentários de passageiros de várias fontes, idade da frota, oferta de produtos e classificação de segurança e incidentes – quais as melhores companhias aéreas a atuar no mercado.

No caso das companhias lowcost, conheça o Top 25, por ordem alfabética:

AirAsia Group
Air Baltic
Air Canada Rouge
Cebu Pacific
easyJet
Eurowings
FlyDubai
FlyNAS
GOL
Jetblue
Jet2
Jetstar Group
Jeju Air
Norwegian
Peach
Ryanair
Scoot
Spicejet
Suncountry
Southwest
Transavia
Vietjet
Volotea
Vueling
WizzAir

A AirlineRatings também selecionou os vencedores regionais para o seu Top 25 de companhias aéreas lowcost.

São eles: Américas – Southwest; Médio Oriente – FlyDubai; Ásia – AirAsia Group; Austrália/Pacífico – Jetstar Group; Europa – easyJet.

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Reforço da pista do aeroporto do Porto custa 50 milhões e vai demorar 19 meses

O reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, começa a 31 de julho, vai demorar 19 meses, de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 06:00, num investimento de 50 milhões de euros.

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Em comunicado, a ANA Aeroportos explicou que a opção pelo trabalho em horário noturno visa “minimizar o impacto nas operações aeroportuárias”.

O contrato de empreitada foi assinado com a Acciona esta segunda-feira, 27 de maio, e representa “um investimento de qualidade, segurança e desempenho ambiental, permitindo acomodar o crescimento do tráfego aéreo”, relata a nota de imprensa.

Com esta operação, continua o comunicado, a ANA vai “reforçar as condições operacionais do aeroporto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura”.

A intervenção será realizada na pista e áreas adjacentes, nomeadamente, na repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35; intervenções de reforço estrutural da pista; ajustamento da geometria da faixa de pista (strip) e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35; substituição do sistema de luzes de pista por LED’s; renovação integral do sistema de drenagem da pista; bem como instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35 que vão permitir operações em baixa visibilidade.

Para Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroporto de Portugal, este “é um investimento estrutural relevante que vai contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto do Porto, para que continue a ser um dos melhores aeroportos da Europa, de acordo com as opiniões dos passageiros”.

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Air France revela primeiras novidades para o inverno 2024-2025 com novo destino no Brasil em destaque

No inverno 2024-2025, a Air France vai abrir três novas rotas para o Brasil, Suécia e Maldivas, que vão estar acessíveis aos passageiros portugueses através dos voos da Air France desde Lisboa e Porto, via Paris-CDG.

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A Air France já começou a revelar algumas das novidades que vão constar do seu calendário de inverno 2024-2025, com destaque para a abertura de três novas rotas para o Brasil, Suécia e Maldivas, que vão estar acessíveis aos passageiros portugueses através dos voos da Air France desde Lisboa e Porto, via Paris-CDG.

“A Air France continua a expandir a sua rede, oferecendo 5 rotas adicionais – incluindo 3 novas – a partir de Paris no inverno de 2024-25 (novembro de 2024 a março de 2025)”, destaca a companhia aérea num comunicado enviado à imprensa esta sexta-feira, 24 de maio.

Um dos principais destaques da Air France para o próximo inverno vai ser Salvador da Bahia, no Brasil, que passa a contar com três voos por semana a partir de 28 de outubro, às segundas, quintas e sábados, em aparelhos Airbus A350-900 com 324 lugares.

“A antiga capital brasileira, inscrita no Património Mundial da UNESCO, será o 5º destino da Air France no Brasil, depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belém (este último, servido a partir de Caiena, na Guiana). No inverno de 2024, a Air France vai operar até 30 voos semanais de/para o Brasil”, refere a Air France na informação divulgada, onde se explica ainda que, graças a uma parceria comercial com a brasileira GOL, os clientes podem conectar-se facilmente a 40 destinos domésticos no Brasil.

Além da capital baiana, a Air France vai também começar a voar, este inverno, para Malé, nas Maldivas, disponibilizando até dois voos por semana, às sextas-feiras e domingos, durante o período festivo do fim de ano, ou seja, entre 20 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, que vão ser operados num avião Airbus A350-900 com 292 assentos.

As novidades da Air France para o inverno 2024-2025 ficam ainda completas com uma nova rota para Kiruna, na Suécia, que, a partir de 21 de dezembro de 2024, vai contar com  um voo por semana, aos sábados, num avião A319.

“Depois de Rovaniemi, Kittilä (Finlândia), Tromsø (Noruega) e Narvik Loften (Noruega, destino servido apenas no verão), Kiruna será o 5º destino da Air France na Lapónia. Localizada 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico, Kiruna é um ponto de partida ideal para desfrutar da natureza intocada da região e tentar observar as auroras boreais”, explica a Air France.

Além destas novidades, a Air France também vai continuar a reforçar a sua oferta para os Estados Unidos, alargando o serviço para Denver (Colorado, EUA) e Phoenix (Arizona, EUA) no inverno, com três voos semanais para cada cidade, a partir de Paris-CDG.

“Oferecida apenas no verão até agora, a ligação para Denver, e também a rota para Phoenix, nova no verão de 2024, será inaugurada a 23 de maio”, destaca ainda a companhia aérea.

 

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Grupo Saudia encomenda mais 105 aviões à Airbus

Mais 105 aviões da família A320neo. Esta nova encomenda do Grupo Saudia eleva para 144 as aeronaves encomendadas ao fabricante europeu em detrimento da Boeing.

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O Grupo Saudia, representado pela Saudia, transportadora nacional de bandeira do Reino da Arábia Saudita, e pela flyadeal, transportadora lowcost do grupo, assinou uma encomenda de mais 105 aviões da família A320neo. A encomenda inclui 12 aeronaves A320neo e 93 A321neo.

Este novo acordo aumenta a carteira de encomendas de aeronaves Airbus do Grupo Saudia para 144 aeronaves da família A320neo.

A Arábia Saudita está a criar oportunidades sem precedentes para a aviação mundial através da Estratégia Nacional de Turismo da Arábia Saudita, que tem como objetivo mais de 150 milhões de turistas até 2030. Esta encomenda à Airbus desempenhará um papel significativo no reforço da ambição do Reino de se tornar um dos principais destinos turísticos mundiais.

Com um valor de 19 mil milhões de dólares (cerca de 17,5 mil milhões de euros), de acordo com o Fórum da Aviação do Futuro, em Riade, onde Ibrahim Al-Omar, diretor-geral do Grupo Saudia, tornou pública a notícia, ainda não é claro se o negócio é, nas suas palavras, “o maior negócio da história da aviação saudita”, devido ao número de aviões envolvidos ou ao montante despendido.

Segundo os analistas, os recentes problemas de fabrico e de reputação da Boeing podem ter contribuído para a escolha do fornecedor, mas o Grupo Saudita já opera uma frota maioritariamente Airbus, com apenas 51 dos seus 144 aviões fornecidos pela Boeing. 39 outros Airbus já estão encomendados e serão complementados pela última aquisição de 12 aviões A320neo e 93 A321neo, elevando a carteira total de encomendas para 144.

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Delta Air Lines celebra 5.º aniversário da rota Lisboa-Boston com 14 voos por semana entre Portugal e EUA

A rota da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston conta com voos diários entre março e dezembro, aos quais se juntam voos diários entre a capital portuguesa e Nova Iorque -JFK.

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A Delta Air Lines está a celebrar o 5.º aniversário da rota Lisboa-Boston, operação que conta com um voo diário entre março e dezembro e que é complementada pelas ligações que a companhia aérea também opera entre Lisboa e Nova Iorque-JFK, totalizando 14 voos por semana entre Portugal e os EUA.

Num comunicado enviado à imprensa, a Delta Air Lines lembra que a rota Lisboa-Boston começou a ser operada em 2019 e, desde então, foram já transportados mais de 235.000 passageiros nestes voos.

“Com dois voos diários de Lisboa para os Estados Unidos e cerca de 860 lugares disponíveis todos os dias, a companhia oferece ligações convenientes de uma escala para destinos nos EUA e mais além, através dos seus principais hubs em Boston e Nova Iorque-JFK”, acrescenta a Delta Air Lines.

Este verão, os voos da Delta Air Lines são operados em aviões Boeing 767-300ER, aparelhos que representam um aumento de capacidade de 40 lugares face aos Boeing 757-200ER que a companhia aérea utilizava anteriormente.

“Boston é um dos nossos hubs internacionais de crescimento mais rápido e um destino popular para os clientes portugueses”, afirma Paul Hassenstab, diretor de Vendas EMEAI da Delta Air Lines, considerando que a celebração do quinto aniversário é “um grande marco” para esta rota, que “continua a ter um desempenho robusto”.

Satisfeito mostra-se também Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que defende que o quinto aniversário desta rota atesta o “compromisso de ligar Portugal aos Estados Unidos”, numa parceria que “tem fortalecido os laços entre os dois países e, também, contribuído para a dinamização da economia portuguesa porque facilita o acesso a Portugal e a toda a sua oferta turística”.

Os voos da Delta Air Lines partem de Lisboa diariamente às 12h45 e chegam a Boston às 15h30, enquanto em sentido contrário a partida da cidade norte-americana decorre às 23h15 para chegar a Lisboa às 10h45 do dia seguinte.

Já a rota de Nova Iorque-JFK, que também conta com voos diários e ao longo de todo o ano, parte de Lisboa às 10h00 e chega à cidade dos EUA pelas 13h00, enquanto em sentido contrário a partida de Nova Iorque acontece às 19h55, chegando a Lisboa às 08h00 do dia seguinte.

Os clientes que voam a partir de Lisboa podem escolher entre 55 destinos via Boston e 75 via Nova Iorque-JFK. As principais ligações para os viajantes portugueses incluem Los Angeles, São Francisco e Orlando, nos Estados Unidos, e San Juan, Porto Rico; Cancun, México; São Paulo, Brasil; e Nassau, Bahamas.

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APG-IET integra Volotea

Neste verão, a Volotea vai operar “mais de 450 rotas” entre “mais de 100 cidades por toda a Europa” e passa agora a esta disponível para emissões interline.

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A APG Portugal anunciou a integração da Volotea no programa APG-IET, passando a companhia aérea low cost, com sede em Barcelona, a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a Volotea vai operar, neste verão, “mais de 450 rotas” entre “mais de 100 cidades por toda a Europa”, passando agora a esta disponível para emissões interline.

A Volotea, que no ano passado foi reconhecida como a melhor companhia Low-cost da Europa nos World Airline Awards, conta com uma frota composta por 41 aviões, entre 20 aparelhos Airbus A319 e 21 Airbus A320.

Com a integração da Volotea, o programa APG-IET passa a contar com 145 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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