CEPT vai ter mais 5M€ para a promoção externa regional
O reforço de verba para a promoção externa regional foi anunciado por Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, durante a reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que decorreu esta terça-feira, 20 de junho, no Porto.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou esta terça-feira, 20 de junho, a dotação adicional de cinco milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa, reforço que foi comunicado durante a última reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que decorreu no Porto.
Segundo um comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Economia e Mar, este reforço de cinco milhões de euros destina-se à “operação das empresas portuguesas nos mercados externos” e será implementado pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), “numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global”.
A reunião do CEPT, que decorreu, pela primeira vez, fora de Lisboa, serviu para apresentar as linhas de orientação para acesso das agências regionais de promoção turística a este reforço de verba e colocou também em destaque os resultados turísticos dos primeiros quatro meses do ano.
“Em comparação com o período homólogo de 2019, os números comprovam o contributo do Turismo para a recuperação da economia nacional, traduzido, entre outros registos, no aumento do número de dormidas (14,2%), no incremento do indicador hóspedes (15,1%) e das receitas geradas (43%). No que reporta ao contributo dos mercados para este desempenho, os principais países emissores foram, por esta ordem, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos”, lê-se no comunicado divulgado.
De acordo com o Ministério da Economia e Mar, a “aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano”, com particular destaque para os mercados maduros como Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.
Já nos “mercados de crescimento e de diversificação serão reforçadas as ações de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma atuação mais seletiva e de oportunidades”, acrescenta a informação.
“Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante que as regiões possam trabalhar e divulgar os seus ativos turísticos territoriais específicos. Será com estratégia concertada e estreita colaboração que todos conseguiremos reforçar o crescimento do turismo nacional”, afirmou Nuno Fazenda, na reunião do CEPT.
Desta forma, reforça o comunicado divulgado, o CEPT mantém no topo das prioridades estratégicas “o crescimento da atividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas”, de forma a “reforçar o papel do turismo como fator de coesão territorial e social do País, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais”.
Esta reunião do CEPT marcou também o primeiro evento oficial em que participou o novo Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.