eDreams ODIGEO apoia a busca de transparência no mercado ferroviário europeu
A eDreams ODIGEO saúda o Artigo 10 do Regulamento dos Direitos dos Passageiros Ferroviários e apela à UE e aos estados-membros para que o apliquem rigorosamente, de forma a criar um ecossistema de transportes multimodal mais inteligente e sustentável na região.
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A plataforma de subscrição de viagens e de venda viagens aéreas saúda a implementação do Artigo 10 do Regulamento dos Direitos dos Passageiros Ferroviários em toda a União Europeia, que entrou em vigor no passado dia 7 de junho. A decisão exige que as empresas ferroviárias tornem as informações e os dados de viagens dinâmicos e em tempo real acessíveis aos vendedores independentes de bilhetes, e permitam que os agentes vendam estes produtos sem restrições ou sanções injustas.
Estes regulamentos vão tornar mais fácil para os viajantes comparar diferentes meios de transportes, apoiando a escolha do cliente e a concorrência, e melhorando assim a rentabilidade e a conveniência de viajar na UE.
A empresa refere, em comunicado que o Artigo 10 será também fundamental para apoiar as ambições sustentáveis da Europa, particularmente o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, permitindo que os clientes façam escolhas mais respeitosas para com o ambiente ao comparar e combinar diferentes meios de transporte.
Neste sentido, a eDreams ODIGEO apela à Comissão Europeia e às autoridades nacionais dos estados-membros para que apliquem rigorosamente as novas regras, para benefício dos consumidores da UE e também do ambiente. Destaca que, “a aplicação do Artigo 10 do Regulamento dos Direitos dos Passageiros Ferroviários proporcionará uma maior escolha aos consumidores, contribuindo simultaneamente para um melhor ambiente no futuro, em conformidade com o mandato e as obrigações da Comissão Europeia”.
Tendo os retalhistas independentes grandes bases de clientes, significa, segundo a eDreams ODIGEO, que estas empresas podem desempenhar um papel significativo ao apresentar mais opções e combinações de viagens mais inteligentes aos viajantes da UE e de todo o mundo, que neste momento têm as suas opções de mobilidade limitadas nos países onde não há acesso a bilhetes de comboio no mercado de retalho mais amplo. Incluir o comboio como opção, juntamente com outros meios de transporte, numa one-stop-shop de viagens facilita a capacidade de os clientes fazerem escolhas mais informadas, permitindo-lhes combinar diferentes formas de transporte numa única reserva.
Realça que, até agora, os retalhistas independentes não têm sido capazes de obter e vender bilhetes de comboio dos operadores ferroviários da UE em condições justas, razoáveis e não discriminatórias, e enfrentam frequentemente restrições de comercialização significativas quando os bilhetes são disponibilizados pelos operadores. Da mesma forma, mesmo nos países em que os bilhetes são disponibilizados, os operadores dominantes, que frequentemente pertencem ao Estado, utilizam regularmente as suas posições de quase monopólio para favorecer os seus próprios canais de distribuição, ou impõem condições tão desvantajosas aos operadores independentes que a venda destes produtos se torna impraticável do ponto de vista comercial.