TAP sobe duas posições no ranking das melhores companhias aéreas
A TAP Air Portugal subiu dois lugares no AirHelp Score 2023 que analisa as melhores companhias aéreas do mundo, encontrando-se na 31.ª posição. Já a Azores Airlines é avaliada pela primeira vez e situou-se no 76.º lugar.
Victor Jorge
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
O ranking anual AirHelp Score 2023, que avalia a performance de várias companhias aéreas e aeroportos a nível mundial, coloca a TAP Air Portugal no 31.º lugar, subindo duas posições relativamente a 2022 e 30 posições face a 2019.
De acordo com a tabela da AirHelp, a TAP obteve uma classificação global de 7,16 pontos, mais 0,30 pontos que em 2022 e mais 1,12 pontos que em 2019. Mas se na classificação global a companhia aérea nacional viu melhorias, na pontualidade o ranking retira 0,30 pontos à TAP, passando de 6 pontos, em 2022, para os atuais 5,70 pontos. Já na qualidade dos serviços, regista-se uma melhoria, passando de 7,80 para 7,90 pontos, enquanto na gestão de reclamações, a subida foi de 1 ponto, passando de 6,80 para 7,80 pontos.
Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines, entrando diretamente para a 76.ª posição (em 83 companhias analisadas) com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25).
A Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp. Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38 – 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade.
Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total. A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11. As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.
Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022. A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top dez, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022). A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.
Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27.ª para a 13.ª e da 35.ª para a 21.ª, respetivamente.
A British Airways, por outro lado, cai do 47.º lugar em 2022 para o 82.º em 2023, ocupando o penúltimo lugar do ranking (82.ª posição).