Turismo Centro de Portugal aprova estratégia com horizonte 2030
O Referencial Estratégico Centro Sustentável 2030, que recolheu unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária da Turismo Centro de Portugal, projeta as diretrizes que nortearão a atuação da entidade ao longo do próximo ciclo de financiamento comunitário, que se estende até o final da década.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
A Turismo Centro de Portugal (TCP) aprovou, por unanimidade, o Referencial Estratégico Centro Sustentável 2030, durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada no Atrium Mira.
Para Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, este documento estratégico “reflete o entendimento coletivo dos diversos intervenientes na atividade turística na região, com base na valorização e qualificação dos recursos disponíveis”, destacando que “vai orientar a identificação, estruturação e promoção integrada dos principais produtos turísticos no território, a nível regional e local”.
Refira-se que a estrutura do Referencial Estratégico, que vem da Comissão Executiva anterior, foi submetida novamente à Assembleia Geral “após termos mantido diálogos muito produtivos e úteis com todos os envolvidos, esclareceu Raul Almeida, para acrescentar que “e com apreço que verifico que todos os players regionais estão sintonizados no objetivo comum de potenciar e projetar o desenvolvimento integrado e sustentável do setor turístico no Centro de Portugal”.
O Referencial Estratégico da TCP resultou de intensas reuniões de trabalho mantidas com os vários parceiros da operação turística no Centro de Portugal, nomeadamente a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as diversas Comunidades Intermunicipais da região e equipas técnicas dos PROVERE (Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) do território, entre outras entidades.
As prioridades do documento incidem em quatro eixos essenciais, sendo que o primeiro atua na estruturação de produtos turísticos sustentáveis, apoiados nos recursos-âncora do território, e que considerem o envolvimento dos agentes públicos e privados de base regional, intermunicipal e local.
Neste eixo, são identificados vários níveis. Um deles consiste nos Produtos Turísticos Regionais, os quais têm implementação em toda a região Centro de Portugal. São exemplos: o Património Mundial e Cidades Criativas; as Rotas Regionais de Gastronomia e Enoturismo; os Percursos Cycling e Walking; as Estações Náuticas; os Caminhos da Fé e da Espiritualidade; o Centro de Portugal Film Commission; e os produtos Lifestyle Centro de Portugal e Destino Sustentável.
Um segundo nível tem como foco os Produtos Turísticos Intermunicipais, que envolvam, pelo menos, três municípios, e o plano de ação prevê identificar e analisar quais a desenvolver. Os produtos turísticos que resultam da atuação dos PROVERE da região – Rede das Aldeias Históricas de Portugal, Rede das Aldeias do Xisto, Rede das Aldeias de Montanha, INature, Territórios Termais da Região Centro – assim como as fileiras dos vinhos DOC e queijos DOP, estão incluídos neste nível.
O segundo eixo estratégico incide na promoção turística da região, estando prevista a promoção integrada do destino Centro de Portugal, para reforçar a sua notoriedade e posicionamento, enquanto o terceiro eixo diz respeito à capacitação e inovação, ficando patente a preocupação em qualificar e atrair talento para a atividade turística, suportada na capacitação técnica, atração de talento e valorização dos recursos humanos.
Por fim, o quarto eixo do Referencial Estratégico visa consolidar a monitorização e avaliação da atividade turística na região, através do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal.
A assembleia, que contou com a participação de diversas dezenas de membros, além de aprovar o Referencial Estratégico, ratificou unanimemente todos os restantes pontos da ordem de trabalhos, destacando-se os critérios de apoio a eventos turísticos.