BTL 07: 1ª Conferência – Os serviços no transporte aéreo
Num painel constituído por Maribel Rodriguez, directora comercial regional Ryanair, Arnaldo Muñoz, director geral da Europa do Sul & Norte de África da easyJet, Andrew Harrison, director comercial do aeroporto de Manchester, e moderado por David Scowsill, antigo director da British Airways, foram debatidos vários temas da aviação ligados sob o tema: “Qual a importância… Continue reading BTL 07: 1ª Conferência – Os serviços no transporte aéreo
LuÃÂs Correia
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Num painel constituído por Maribel Rodriguez, directora comercial regional Ryanair, Arnaldo Muñoz, director geral da Europa do Sul & Norte de África da easyJet, Andrew Harrison, director comercial do aeroporto de Manchester, e moderado por David Scowsill, antigo director da British Airways, foram debatidos vários temas da aviação ligados sob o tema: “Qual a importância dos serviços de transporte aéreo na experiência de férias dos turistas?”Mais do que a exposição individual de cada um este painel valeu sobretudo pelas questões levantadas pelo público. Entre as várias questões levantadas a questão das taxas diferenciadas para os aeroportos, em função da hora de partida, o ambiente e a distância entre aeroportos foram as pergunta que geraram maior troca de ideias.
Andrew Harrison defende que só com a diferenciação de taxas se vai permitir aliviar a slot 1 (período com mais tráfego nos aeroportos) e defende que desta forma se pode transferir passageiros para horas em que os aeroportos não tenham tanto tráfego, o que se torna muito mais vantajoso em termos de serviço ao cliente e mesmo do funcionamento interno do aeroporto.
Na questão ambiental Arnaldo Muñoz, quando questionado sobre porque motivo não estavam a mencionar os membros do painel a questão ambiental, afirmou que só representa 2% das emissões pertencem à aviação e que a easyJet usa os aviões que menos efeitos nefastos provocam ao meio ambiente. Se a companhia vai diminuir as frequências e aumentar o tamanho dos aviões, o representante da referida companhia diz que não vai haver alteração à actual política da easyJet. Maribel diminui o peso da aviação para 1,6% no respeitante a emissões e afirma que a questão ambiental não é esquecida pela companhia, concluindo que a Ryanair trabalha no sentido de tornar as viagens mais eficientes.
Andrew Harrison não descartou igualmente o tema “quente” e defendeu que no seu aeroporto se trabalha constantemente para manter os patamares de respeito ao ambiente elevados e, da mesma foram, procura sempre minimizar o impacto do ruído dos aviões na comunidade local.
Encurtar distâncias entre aeroportos
Com as novas normas de segurança os embarques estão mais demorados e a distância entre o aeroporto e a residência de grande parte dos passageiros assume especial relevo. Numa altura em que se questiona a viabilidade do aeroporto da OTA, o director comercial do aeroporto de Manchester defende que a distância é cada vez mais prejudicial a quem viaja e refere mesmo que há alguma tendência de os aeroportos mais distantes estarem a perder passageiros para os comboios.
A conferência segue durante a tarde.