Os nossos Recursos Humanos
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo ano. A primeira conclusão a retirar de uma análise aos artigos que vai poder ler a partir da página 11 é a quantidade enorme de… Continue reading Os nossos Recursos Humanos
Carina Monteiro
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Porto e Norte dá cartas no turismo de negócios e eventos
Início dos preparativos para o Congresso Nacional da APAVT 2025 agendado para final do próximo ano para explorar mercado de visitantes da Europa
Macau designada “Destino Preferido 2025” e cidade que acolherá “Cimeira” no próximo ano da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos para ajudar a expandir mercados de visitantes da Europa
Turismo de Cascais apresenta plataforma “Awe&Some” na IMEX
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo ano. A primeira conclusão a retirar de uma análise aos artigos que vai poder ler a partir da página 11 é a quantidade enorme de opções de ensino nesta área e a aposta, cada vez maior, das Universidades e dos Institutos no ensino do Turismo, respondendo assim também ao crescimento e ao peso que este sector tem na Economia. Estudar Turismo ou Gestão Hoteleira numa universidade é cada vez mais a primeira opção de muitos jovens e eu, que, também me formei em Turismo, vejo isso com satisfação. Mas nem só de licenciados, mestres ou doutorados vive este sector. Também vive dos técnicos, dos empregados de mesa/bar, dos ajudantes de cozinha, das governantas de andar, das camareiras, de todos os quadros que compõem o grande tecido laboral das empresas turísticas. Numa fase em que parece haver uma crise de falta de Recursos Humanos, sobretudo na Hotelaria, lanço o desafio de pensar seriamente sobre o que queremos para os nossos Recursos Humanos, como os queremos formar e motivar para este sector. Não basta dizer que as pessoas são o maior activo do Turismo, é preciso que eles se sintam reconhecidas como tal.