Emirates realiza primeiro voo com combustível de aviação 100% sustentável
O voo de demonstração da Emirates sobrevoou a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora e utilizou combustível 100% SAF num dos motores de um avião Boeing 777-300ER.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
A Emirates realizou o primeiro voo com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) num dos motores de um avião Boeing 777-300ER, num voo de demonstração que sobrevoou a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.
Num comunicado enviado à imprensa, a Emirates explica que este voo teve um significado particular, uma vez que que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o “Ano da Sustentabilidade”.
“Assim, mostraram este ano o compromisso do país em procurar soluções inovadoras para desafios que afetam a atualidade, tais como a energia, as alterações climáticas e outras questões relacionadas com a sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos da indústria para permitir um futuro de voo 100% SAF e, desta forma, avançar naqueles que são os objetivos de sustentabilidade dos EAU”, acrescenta a Emirates.
O voo de demonstração da Emirates foi o primeiro realizado no Médio Oriente e Norte de África a utilizar 100% SAF, um tipo de combustível para a aviação que é menos poluente.
De acordo com a Emirates, este tipo de voos vão ajudar “a aperfeiçoar futuras demonstrações de SAF, e também apoiarão a certificação futura, onde o combustível SAF 100% drop-in é aprovado para aviões”.
“Atualmente, o SAF é aprovado para utilização em todos os aviões, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional”, explica a companhia aérea do Dubai, indicando que tem vindo a trabalhar com parceiros como a GE Aerospace, a Boeing, a Honeywell, a Neste e a Virent, com “o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional”.
Este voo utilizou dezoito toneladas de SAF misturadas e compostas de HEFA-SPK, fornecidas pela Neste, e HDO-SAK da Virent, tendo o combustível de aviação 100% sustentável (SAF) abastecido um motor GE90, com o combustível convencional a abastecer o outro motor.
“Este voo de ensaio demonstra ainda mais a compatibilidade do SAF, especialmente misturado, como uma fonte de combustível segura e fiável. O resultado promissor desta iniciativa também acrescenta ao conjunto de dados da indústria e da investigação em torno das misturas SAF em proporções mais elevadas, abrindo caminho para a normalização e aprovação futura de SAF 100% drop-in como substituto do combustível para jatos, bem acima do atual limite de 50% de mistura”, considera a companhia aérea.
Para Al Redha, Chefe de Operações da Emirates, este voo representa “um momento marcante para a Emirates e um passo positivo” para a indústria, que tem trabalhado em conjunto para reduzir a sua pegada ambiental.
“Foi uma longa jornada para finalmente ver esta demonstração de voo 100% SAF levantar voo. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros no mundo a operar um Boeing 777, a abastecer um motor GE com 100% SAF. Tais iniciativas são contributos fundamentais para o conhecimento da indústria sobre SAF, e fornecem dados para demonstrar a utilização de misturas mais elevadas de SAF para futuras aprovações regulamentares”, considera o responsável, que espera que estes voos “ajudem a abrir a porta para aumentar a escala da cadeia de fornecimento de SAF e torná-la mais acessível”.
A Emirates está empenhada em apoiar iniciativas que ajudem a minimizar as suas emissões de CO2, e não só já fez grandes progressos na eficiência e conservação de combustível, como também em avanços operacionais em todas as suas ações.
A companhia aérea apoia ainda o compromisso coletivo da IATA para alcançar emissões líquidas zero até 2050, e está a explorar oportunidades para aumentar a eficiência operacional do combustível, SAF, combustíveis de aviação de baixo carbono (LCAF) e energia renovável.
Recorde-se que o primeiro voo da Emirates alimentado por SAF misturado com combustível de avião decorreu em 2017 e foi operado a partir do aeroporto de Chicago O’Hare, nos EUA, num Boeing 777.
Mais recentemente, a companhia aérea recebeu a sua primeira entrega de aviões A380 alimentado por SAF, que ocorreu em 2020, e também aumentou 32 toneladas de SAF para os seus voos a partir de Estocolmo nesse mesmo ano.