AHETA: Vendas no Algarve caem 17,4% em Janeiro
Depois do balanço de 2009, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve dá conta dos resultados provisórios de Janeiro, mês em que se registou uma descida de 17,4% no volume de vendas e de 16,4% na taxa de ocupação, que se ficou pelos 24,2%. Ao nível dos mercados emissores, o britânico… Continue reading AHETA: Vendas no Algarve caem 17,4% em Janeiro
Fátima Valente
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Depois do balanço de 2009, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve dá conta dos resultados provisórios de Janeiro, mês em que se registou uma descida de 17,4% no volume de vendas e de 16,4% na taxa de ocupação, que se ficou pelos 24,2%.
Ao nível dos mercados emissores, o britânico foi o que mais desceu no número de dormidas (-36,1%). Por sua vez, o mercado holandês e o alemão registaram -17,2% e -14,8% de dormidas respectivamente. O sinal positivo veio do mercado nacional, que subiu 20,9%.
As zonas mais afectadas ao nível da ocupação foram Monte Gordo/ Vila Real Santo António (-25,9%), Carvoeiro/ Armação de Pêra (-21,0%), Lagos / Sagres (-18,1%) e Albufeira (-16,8%). Tavira foi a única excepção à regra, com +10,6%.
Ainda assim, a zona de Monte Gordo/ VRSA registou a taxa de ocupação mais elevada (54,1%), enquanto Lagos/ Sagres registou a mais baixa, com 14,1%.
Os hotéis e aparthotéis de cinco estrelas registaram quebras de 30,9%, e os de quatro estrelas de 22,3%. Já os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas foram menos atingidos pela crise, mas ainda assim registaram uma quebra superior a 15% (mais precisamente de -18,1%).