Plano estratégico para o Turismo
O Governo deu início esta semana ao debate nacional para encontrar uma estratégia para o Turismo nos próximos anos. Ana Mendes Godinho já havia anunciado, em entrevista ao Publituris, que tinha como objectivo para este mandato construir uma estratégia a dez anos que garantisse estabilidade nas políticas e nos compromissos entre o sector público e… Continue reading Plano estratégico para o Turismo
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O Governo deu início esta semana ao debate nacional para encontrar uma estratégia para o Turismo nos próximos anos. Ana Mendes Godinho já havia anunciado, em entrevista ao Publituris, que tinha como objectivo para este mandato construir uma estratégia a dez anos que garantisse estabilidade nas políticas e nos compromissos entre o sector público e privado. “Uma discussão de todos os portugueses, porque o Turismo só interessa a Portugal, se interessar aos portugueses”, disse na altura. Este será, porventura, o maior desafio da Secretaria de Estado do Turismo, elaborar um documento que reúna a opinião de todos os stakeholders do Turismo e que perdure no tempo, independentemente dos ciclos políticos. Desde o último Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) que não se vê um plano a longo prazo para o sector, com orientações e metas traçadas. Ficam as questões: como é que se constrói uma estratégia que confira estabilidade às políticas públicas em Turismo e que seja independente dos ciclos políticos? Ou seja, como é que se alcançam compromissos e consensos para haja estabilidade nas políticas públicas? Como é se vai financiar muitas das medidas inscritas, nomeadamente no ponto da promoção? E se este plano vai definir metas concretas e quantificáveis, ou seja, crescimentos em mercados estratégicos para cada uma das regiões, por exemplo.