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“Não vamos deixar de ter procura por causa da abertura de outros destinos”

Em entrevista de início de ano, que ainda se espera de crescimentos expressivos, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, não acredita que o mercado inglês decresça para Portugal, apesar do Brexit estar cada vez mais próximo. Também não é expectável que Portugal perca turistas com o ressurgimento de destinos concorrentes. Quais são as expectativas… Continue reading “Não vamos deixar de ter procura por causa da abertura de outros destinos”

Carina Monteiro
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“Não vamos deixar de ter procura por causa da abertura de outros destinos”

Em entrevista de início de ano, que ainda se espera de crescimentos expressivos, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, não acredita que o mercado inglês decresça para Portugal, apesar do Brexit estar cada vez mais próximo. Também não é expectável que Portugal perca turistas com o ressurgimento de destinos concorrentes. Quais são as expectativas… Continue reading “Não vamos deixar de ter procura por causa da abertura de outros destinos”

Carina Monteiro
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Em entrevista de início de ano, que ainda se espera de crescimentos expressivos, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, não acredita que o mercado inglês decresça para Portugal, apesar do Brexit estar cada vez mais próximo. Também não é expectável que Portugal perca turistas com o ressurgimento de destinos concorrentes.

Quais são as expectativas para 2018? Vai ser possível continuar a crescer ao ritmo que o Turismo cresceu em 2017, na casa dos 8% (hóspedes), 7,1% (dormidas) e 19% (receitas), dados até Outubro?
O nosso plano é a longo prazo. Os nossos objectivos estão inscritos na Estratégia 2027. Quanto mais depressa atingirmos esses objectivos, melhor. Penso que vamos manter algum crescimento ainda em 2018, não sei dizer quanto, e depois vamos começar a estabilizar estes crescimentos até atingir a meta dos 26 mil milhões de receitas turísticas e dos 80 milhões de dormidas em 2027. O que destaca destes resultados de 2017? Tem-se falado do maior crescimento que está ocorrer fora da época dita alta. Penso que o importante é o aumento fora das épocas altas e o crescimento nas regiões menos tradicionais, o que demonstra que estamos a conseguir estruturar produto em rede e a conseguir que as pessoas não fiquem só num local e viajem por vários locais. É nisso que estamos a apostar: crescer em épocas baixas e crescer em regiões não tão conhecidas.

O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal e está com um crescimento acumulado, até Outubro, de 2%, abaixo do crescimento de outros mercados. Como é que estimam o comportamento deste mercado em 2018, sendo que estamos a caminho da saída do Reino Unido da União Europeia?
Vamos olhar para o copo meio cheio. Estamos a diversificar mercados, estamos a crescer em mercados que não eram mercados tradicionais de Portugal e estamos a conseguir chegar a segmentos que não estávamos a captar para Portugal de uma maneira coerente, como o Turismo Religioso, Enoturismo, Cycling& Walking, e o Surf também está a captar mais mercados do que tínhamos previsto antes. Ainda assim, o mercado do Reino Unido subiu, apesar de ser aquele que maior quota tem, conseguimos aumentar.

Muito pouco. 2%.
Sim, mas a base também é maior. Penso que o mercado inglês vai continuar a ser o mercado prioritário. Temos dado muita atenção ao mercado inglês.

De que forma?
Tem havido um estreitamento de relacionamento com os operadores, através de eventos que se fizeram. O relacionamento que temos também com os agentes do sector no Reino Unido tem sido cada vez mais produtivo. Graças também ao papel que a delegação do Reino Unido está a fazer. A campanha que fizemos especificamente no Reino Unido por causa da Agência Europeia do Medicamento. Têm havido algumas iniciativas que nos permitem ter confiança relativamente ao futuro em relação ao mercado do Reino Unido. Julgo que os resultados vão ser muito positivos em relação a este mercado. Também é importante percebermos o crescimento deste mercado nas outras regiões, além do Algarve. Tem sido positivo, mas claramente ainda exige um esforço relativamente à promoção das várias regiões e dos vários produtos que existem para fazer nesses destinos. É nisso que vamos apostar para os próximos anos.

Estamos a falar de que regiões?
Estamos a falar do Alentejo, do Norte, Centro, Madeira. Acredito que o mercado inglês pode ainda ter margem para crescer nestes destinos.

Os crescimentos obtidos nos mercados dos EUA, Brasil e Polónia estão a compensar os crescimentos menos expressivos em mercados tradicionais como o Reino Unido e Espanha?
Não confundamos crescimentos absolutos com crescimentos relativos. Estamos a crescer em todos os mercados. Isso é um dado adquirido. Se falarmos em crescimentos percentuais, obviamente, com uma base maior, o crescimento é menor. Creio que não é uma questão de compensação, mas sim de atingirmos um dos nossos objectivos, que era a diversificação de mercados. Obviamente, baseado numa diversificação da malha aérea, como é lógico. Considero também que é resultado da análise que existem mercados prioritários e principais, mas não podemos fechar a porta a nenhum mercado e temos de saber aproveitar as oportunidades neste tipo de mercados. Portanto, não uma compensação, há uma distribuição maior e há uma demonstração de que não podemos fechar olhos, ou não prestar atenção a mercados potenciais.

Qual é o balanço que faz da operação da Beijing Capital Airlines?
Tem corrido bem. As informações que temos da companhia são muito positivas. Estamos contentes, porque tem permitido crescer num mercado que era importante e que continua a ser importante e em vários segmentos, não só na operação turística, mas também nas reservas directas (dito pela companhia), o que significa que há uma curiosidade e um aumento de interesse pelo destino, mesmo por parte de clientes directos. O que nos faz procurar reforçar a nossa presença, do ponto de vista da imagem do País, dentro daquele mercado. Daí a importância da presença, não só nos canais digitais chineses, mas também a forma como nos apresentamos. O facto de estarmos em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol, em promoção no País, tem ajudado muito a alavancar a imagem de Portugal.

Estão em conversações para aumentar o número de ligações?
Acreditamos, desde o início, que há um potencial grande para aumentar as ligações, não só pelo relacionamento que existe entre Portugal e China – somos um dos países onde há mais investimento chinês na Europa – mas também por este aumento do interesse e da curiosidade por Portugal. Creio que há muito interesse em manter a operação, tanto de um lado como do outro.

Além do mercado chinês, estão a estudar ligações a outros mercados do Oriente?
Estamos a trabalhar em várias frentes, porque não podemos apostar na abertura de ligações e não apostar na segmentação, no direccionamento da mensagem que queremos passar do País para aquele mercado. Este é um trabalho em paralelo. Diria que há países em que nos estamos a focar bastante, também decorrente das viagens da Secretária de Estado do Turismo ao longo de 2017, que permitiram abrir algumas portas. Na Ásia, a Coreia do Sul, novamente com a questão do Turismo Religioso e do Turismo Cultural, pode ser um mercado muito interessante para nós. Com o Japão já tivemos em 2017 a experiência dos voos charter, que correram muito bem e vamos continuar a apostar. Estes dois países são aqueles em que temos claramente apostado mais. Mas este trabalho, mais uma vez, faz-se em paralelo e em conjunto. Não podemos querer ter ligações directas e depois a imagem do País não corresponder aquilo que queremos, ou não sabermos exactamente a quem dirigir a mensagem. O conhecimento que temos hoje desses mercados e a presença que temos na região é importante e a nossa delegação na China tem dado um apoio muito grande para estas regiões. Mas acredito que possa haver boas notícias para estes mercados em 2018.

Em suma, quais são os mercados de aposta para 2018?
Em equipa que ganha, não se mexe. Temos dado provas de bons resultados. A diversificação, o maior conhecimento destes mercados novos pode ser muito positivo. Vamos ter um reforço de algumas equipas no estrangeiro, a começar já pelos EUA, em que vamos ter uma nova delegada. Isso vai permitir-nos, mais uma vez, estando lá, segmentar um pouco mais e ir à procura de turistas que claramente não estávamos a atingir. O relacionamento com a Virtuoso tem sido muito importante no segmento de luxo. Vamos trabalhar ainda mais os produtos Cycling e do Walking no mercado americano, e o Turismo Religioso, nomeadamente o Judaico, também é um mercado que queremos trabalhar mais dentro dos EUA. Vamos continuar nesta aposta, mas não da mesma maneira que até agora. Inovando sempre e, com base no conhecimento que temos e também com base no conhecimento que existe hoje do nosso País nestes mercados, vamos aproveitar para aprofundar mais e direccionar mais a mensagem.

Olhando para as tendências internacionais do Turismo, vemos que há mercados a ressurgir, como o Egipto, a Turquia e Tunísia. Isso deve preocupar-nos?
Qualquer concorrência deve preocupar-nos, incluindo aquelas que também estão a correr bem agora. Mas uma coisa é preocupar-nos, estarmos atentos e sabermos competir com esses mercados. Quando digo competir, muita vezes não é nos mesmos segmentos e nos mesmos mercados, mas estarmos atentos e fazer com que a nossa oferta seja competitiva relativamente a esses mercados. Outra coisa, completamente diferente, é dizermos que estamos a beneficiar pela quebra ou pela redução de operações nesses destinos. Aí perdemos todos. Perde o Turismo, em geral, porque a insegurança afecta aqueles que viajam para esses destinos, mas afecta também os que viajam para os nossos. Estamos a sentir que há crescimentos nesses mercados, o que é positivo, porque é sinal que as pessoas estão a ganhar confiança no sector turístico e no sector das viagens. Essa é a mensagem principal.

Mas se estes mercados ressurgirem não vamos deixar de ter turistas por causa disso?
Não, não vamos deixar. O conhecimento que hoje existe sobre Portugal – de Janeiro até Setembro de 2017 tivemos 25 mil notícias sobre o nosso País e as várias regiões -, o facto de estarmos como destino preferencial em algumas publicações e de estarmos a alcançar este grau de maturidade, de detalhe e especificidade (saiu agora uma publicação em que somos destino preferencial nos EUA para casamentos) é muito positivo. Não é pelo facto de abrir um novo destino ou por destinos que decresceram, aumentarem, que vamos deixar de ter procura. Obviamente, que o mercado não é infinito, mas há cada vez mais pessoas a viajarem, há cada vez mais pessoas a virem para este destino.

Que impacto tem a conquista de Melhor Destino do Mundo?
Penso que traz um impacto muito positivo, principalmente do ponto de vista da visibilidade. Considero que esse foi um dos pontos muito bem trabalhados em 2017, na sequência também do trabalho efectuado em 2016. O aumento da visibilidade e do conhecimento sobre o País tem sido muito positivo. Esta circunstância de sermos o Melhor Destino do Mundo, da Madeira ser o Melhor Destino Insular, de Lisboa ser o Mellhor Destino de City Breaks, de sermos o Melhor Destino de Golfe e Praia vamos aproveitar numa perspectiva promocional e de visibilidade durante o próximo ano.

Face aos problemas de saturação do aeroporto de Lisboa e ao impacto que isso tem na chegada de mais turistas a Portugal, concorda que é preciso aumentar a estada média dos turistas em Lisboa e em Portugal?
Concordo, mas esse é um argumento com e sem aeroporto. Sempre dissemos isso. Um dos grandes objectivos é que as pessoas entrem e fiquem mais tempo, e além de ficarem mais tempo, conheçam mais do território. Daí a necessidade de haver ofertas integradas, a aposta em produtos que toquem vários pontos do País, como o Cycling & Walking, o Turismo Cultural, o próprio surf permite-nos viajar de Norte a Sul. O aeroporto é necessário. Precisarmos de um aeroporto é uma questão que penso que já é um não assunto. As coisas estão encaminhadas, os timings definidos, julgo que há interesse de todas as partes para que se chegue a uma conclusão o mais depressa possível. Turismo Interno e

Regiões
Quais são os resultados da campanha ‘Ponha Portugal no Mapa’, destinada à promoção do Turismo Interno?

A campanha foi desenvolvida depois de, durante muito tempo, não termos pensado no Turismo Interno, ou melhor, julgarmos que o Turismo Interno é um dado adquirido. Não é. O ‘Ponha o Portugal no Mapa’ foi o início de uma série de iniciativas que queremos continuar a desenvolver e que permitem mostrar o País como um todo, as várias regiões, mais uma vez, mostrando os produtos que tocam vários territórios. Correu bem, na perspectiva da visibilidade e do interesse das pessoas. Mas não é uma uma campanha que se esgote no momento, é uma campanha que tem de ser reforçada e vamos fazê-lo este ano, com esse objectivo. O Interior é uma segunda preocupação dentro do estímulo do Turismo Interno. Sabendo nós da preferência que existe do turista nacional pelas regiões não tão turísticas dentro do País, maior razão para apostarmos nestas regiões. Hoje, temos uma oferta consolidada e muito positiva nestas regiões, nomeadamente no Centro, Norte, Alentejo e Açores, que tem demonstrado esta curiosidade e apetência. Vamos continuar este ano, temos previstas algumas iniciativas, mas claramente que é algo que tem de ser mais cuidado e a que tem de ser dada atenção. Veja-se a criação da equipa do Interior dentro do Turismo de Portugal, com o objectivo de que esteja em permanente ligação com o território, com as Entidades Regionais e que permita trazer um pouco dessa experiência do território para a área da promoção dentro do Turismo de Portugal.

A região Centro está fragilizada devido aos recursos que foram destruídos neste território pelos incêndios. Vai merecer uma atenção especial?
A região Centro tem merecido uma atenção especial, não só na perspectiva de promoção. Desde o primeiro dia, uma das nossas principais actividadades foi tentar, quando este tipo de acontecimentos aconteceram, minorar o impacto dessa comunicação, porque é dramático. Ainda há pouco tempo disse: o ano de 2017 foi muito bom, mas foi muito duro, nessa perspectiva. Procurámos fazer com que a actividade económica, sobretudo o Turismo, que é tão sensível a estas coisas, não se ressentisse para o futuro e acreditamos que conseguimos, tanto que a Região de Turismo do Centro teve taxas de crescimento expressivas em 2017. Mas claramente houve uma actuação, não só na questão da prevenção e menorização dos efeitos destas mensagens no exterior. Em segundo lugar, houve uma aposta grande em produtos e regiões que, apesar de serem vizinhas, viram-se afectadas; e uma terceira linha de actuação que tem a ver com os apoios directos às empresas que foram afectadas (Linha da Apoio à Tesouraria, Linha de Qualificação da Oferta e da Valorização do Interior). Houve um trabalho que foi feito em 2017 e que vai continuar em 2018. Tanto que, por indicação da secretária de Estado e do ministro da Economia, foi criada uma equipa específica para o Interior. Ou seja, pegando no conhecimento e nas necessidades que surgiram destes eventos, tentar extrapolar isso para outras regiões e tentar fazer com que essas regiões se desenvolvam cada vez mais no sentido de uma oferta estruturada, mas nas várias vertentes: com inovação, com estímulo ao empreendedorismo, com formação e capacitação dos recursos humanos cada vez maior e mais direccionada. É uma mudança de paradigma, mas uma mudança de paradigma positiva, e que nos vai fazer crescer em todo o território. O facto de estarmos a dar atenção ao Interior e de estarmos empenhados em que haja crescimentos cada vez mais expressivos, falo não só de turistas, mas mais produto para oferecer, mais empresas estabelecidas no território, maior fixação de populações, vai ser extremamente positivo para todas as regiões, incluindo aquelas mais desenvolvidas.

Turismofobia

Como é que olha para estes fenómenos da Turismofobia que já se começam a sentir nas grandes cidades? Como é que isto se resolve?
Não podemos lutar contra as opiniões, contra os factos sim. Não podemos comparar o que não é comparável. Não podemos comparar Lisboa e Porto com cidades como Barcelona, que tem cinco vezes mais turistas do que Lisboa, na mesma área metropolitana. Isso não significa que não estejamos atentos e que não tenhamos plena consciência que a atractividade de Portugal, de Lisboa e do Porto em concreto, é também a sua autenticidade. É, por isso, que um dos objectivos da Estratégia é que as pessoas residentes nestas cidades, e falamos dos grandes centros urbanos Lisboa e Porto, estejam satisfeitas com a actividade turística e acreditem que a actividade turística traz emprego, ajuda a economia, cria postos de trabalho, mantém uma cidade mais segura, mais limpa, preserva o património. O que tem acontecido hoje em Lisboa e no Porto em muito se deve ao crescimento do Turismo nestas cidades. Isso é que tem de ser valorizado. Estamos atentos a estas questões de equilíbrio entre turistas e residentes. Foi nesse âmbito que lançámos a linha de financiamento destinada a apoiar projectos de sustentabilidade no Turismo, com 10 milhões de euros, para apoiar projectos de sustentabilidade social que se desenvolvam nestes centros urbanos. É uma demonstração de que não queremos que aconteça o mesmo que noutras cidades. Mas estamos longe de estar nessa situação.

A proposta do PS de regulação do Alojamento Local não é um sinal de Turismofobia?
Existem variadíssimas opiniões. De facto, a questão do Alojamento Local está em discussão. Passaram já alguns anos desde a aprovação da legislação sobre o Alojamento Local. Faz sentido que haja uma revisão. Confio que a revisão vai ser no sentido de não constrangir ou eliminar uma actividade que tem sido tão proveitosa para o País. Mais uma vez, tem criado emprego, tem gerado tanta riqueza para a economia em todo o território, não só em Lisboa e no Porto. Acredito que haja interesse em que esta actividade se mantenha.

Eventos 2018
Qual é o impacto da realização do Festival Eurovisão em Lisboa? E qual é a participação do Turismo de Portugal?
Claramente é um evento em Lisboa. Essa é a primeira mensagem. É um evento em época considerada quase alta, Maio. Isso não significa que não tenhamos consciência do impacto que isto tem a nível mundial, não só na Europa, veja-se a participação da Austrália, que é também um mercado que nos interessa, portanto estamos a falar de quase 200 milhões de espectadores deste evento, além da quantidade de media – estamos a falar à volta de 1500 jornalistas segundo os últimos dados – que vêm a Portugal só por causa do festival, que podem ser replicadores da mensagem daquilo que Portugal é hoje. Interessa-nos esta janela de oportunidade e temos estado a falar, desde o início, com a RTP, que é quem está a organizar o festival, para ver de que forma podemos potenciar, mais ainda, a imagem de Portugal e das outras regiões, não só de Lisboa, junto destes três segmentos: os jornalistas, as equipas concorrentes, que também podem ser replicadores da mensagem; e os 200 milhões que assistem ao evento.

Portanto, o Turismo de Portugal vai garantir que existem essas contrapartidas no apoio ao evento? Estamos a trabalhar em conjunto para que exista uma maior visibilidade do País e uma grande visibilidade das outras regiões, e não só de Lisboa.

Vamos ter o Web Summit pela última vez em 2018?
Vamos ter o Web Summit em 2018. Isso é um dado adquirido.

Devemos estar preocupados com isso?
Que a Web Summit trouxe muito para Portugal, isso não temos dúvidas. Falo numa perspectiva de visibilidade, como destino turístico, mas também numa perspectiva de crescimento do País. O nosso trabalho, dos últimos dois anos, no Turismo 4.0 tem sido também muito estimulado pelo papel do Web Summit e por esta concentração de inovadores e startups em Portugal naquela época. Considero que, também é nosso papel olharmos para outros eventos que podem ser interessantes e que estão a acontecer já em Portugal, estimulando o seu crescimento. Estamos a apoiar 63 eventos em 2018 através do nosso programa de captação de eventos. Isto é sintomático daquilo que queremos mostrar como País: um Portugal diverso, inclusivo, em que tanto se pode fazer um evento para 70 mil pessoas, como o Web Summit, como um casamento para 100 pessoas de um casal chinês. É esta diversidade e capacidade que Portugal tem de acolher todos que é importante mostrar.

Recursos Humanos
Estamos a formar recursos suficientes para a procura do mercado?
Não.

E como é que vamos resolver isto?
Essa é a pergunta de um milhão. Temos trabalhado muito, não só com as 12 escolas do Turismo de Portugal, mas também com as associações, com a Academia, o IEFP. Cada vez mais é importante percebermos que só o trabalho de todos vai permitir duas coisas: Primeiro, e é a pedra de toque para esta necessidade, é a valorização das profissões no sector, para conseguirmos atrair cada vez mais pessoas de outras áreas e de outros países até. Por outro lado, a capacitação e a formação dos recursos que já estão no sector e dos que querem entrar. Temos de jogar nos dois campos do tabuleiro. Como é isso se faz? Com todos. E quando digo com todos, é mesmo todos. Tem de haver uma mentalização de todos, principalmente na valorização das profissões.

Mas a valorização das profissões também se faz pela via monetária?
Totalmente. Mas uma coisa está ligada à outra. O facto de apostarmos na formação e na qualificação dos recursos, é também nessa perspectiva. Penso que, já há essa consciência dos empresários da importância dos recursos humanos no resultado final das empresas. Esse resultado como se vê, as receitas aumentaram pouco mais de 19% em 2017, é cada vez melhor. Portanto, se há um reconhecimento de que as pessoas têm um efeito directo no bottom line, tem que haver um reconhecimento desses empresários de que eles podem também contribuir mais para a empresa e que obviamente têm de ser melhor remunerados em determinadas situações.

Qual é o papel do Turismo de Portugal neste processo?
O papel do Turismo de Portugal é conciliar, chamar a atenção, valorizar as coisas que estão a ser bem feitas. Penso que o Turismo de Portugal, modéstia à parte, tem feito um trabalho notável, tanto que estamos na short list para ganhar o prémio Inovação da Organização Mundial do Turismo, na FITUR, a concorrer com o nosso programa de formação das nossas escolas. Mas depois temos outros programas, a abertura das escolas ao empreendedorismo, com a preparação e ajuda que está a ser dada aos empresários na área digital. Tudo isto está a contribuir e a deixar uma mensagem de que esta aposta na formação é importante.

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Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros

A requalificação do Miradouro do Zebro, no concelho de Oleiros, que acaba de ser inaugurado, torna o espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional e internacional, impulsionando assim a economia local através da visita de turistas.

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O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (concelho de Oleiros), foi requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira e é o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.

Na inauguração estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

Na ocasião, conforme avança nota publicada na página oficial da Câmara Municipal de Oleiros, o secretário de Estado do Turismo destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.

Pedro Machado salientou, ainda, que a obra em questão “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o mundo.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno considerou que a infraestrutura “é uma mais valia para esta região, que tem características naturais ímpares e é agora um local de visita obrigatório”.

A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação. Reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros”.

Já o atual presidente da autarquia de Oleiros, sublinhou que “temos um concelho com locais com vistas maravilhosas” e está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.

O autarca demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades. Miguel Marques salientou que “se sermos rurais é estarmos aqui, naquilo que é mais genuíno e autêntico, naquilo que é o bem-receber, então podem-me chamar rural que eu fico e ficamos todos muito satisfeitos”.

Refira-se que o miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.

 

 

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Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023

Em 2023, as viagens realizadas pelos residentes em Portugal cresceram 4,6% e atingiram um total de 23,7 milhões, no entanto ainda abaixo dos registos de 2019 (-3,2%). Se no país as viagens aumentaram 2,4%, ao estrangeiro subiram 21,5%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo INE, que classifica estes de máximos históricos.

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Dados do INE sobre a procura turística dos residentes referentes ao ano de 2023, publicados esta sexta-feira, revelam que o a alojamento particular gratuito, com 61,3% das preferências, aumentou a sua expressão, (+0,2 p.p. face a 2022), enquanto a duração média das viagens foi de 4,08 noites, contra 4,18 noites no ano anterior. Espanha (41,6%; +3,2 p.p.), França (10,1%, -0,7 p.p.) e Itália (6,9%, +0,2 p.p.) mantiveram-se como os principais países de destino nas deslocações dos residentes ao estrangeiro, tendo a União Europeia representado 79% do total de viagens ao estrangeiro. Na totalidade do ano de 2023 (resultados provisórios), realizaram-se 23,7 milhões de viagens, o que representa um aumento de 4,6% face a 2022 (-3,2% face a 2019).

Avança o INE que no total do ano passado, o motivo de 50,1% das viagens foi o “lazer, recreio ou férias” correspondendo a 11,9 milhões de viagens, +4,1% quando comparado com o 2022, mas -2,0% face à pré-pandemia. A “visita a familiares ou amigos” foi o segundo principal motivo para viajar (38,2%), tendo sido contabilizadas 9,0 milhões de viagens. Os motivos “profissionais ou de negócios” representaram 7,2% do total (1,7 milhões de viagens), tendo aumentado 4,9% face a 2022, mas com uma quebra de 15,5% face ao período pré-pandemia.

No período em análise, as viagens nacionais cresceram 2,4% (-4,3% face a 2019), representando 86,4% do total (-1,9 p.p.), as viagens ao estrangeiro aumentaram 21,5% (+4,1% comparando com 2019). A região Centro manteve a 1ª posição como principal destino das viagens realizadas em território nacional, concentrando 29,8% do total (-0,5 p.p. face a 2022), seguindo-se o Norte (23,7% do total), que ganhou representatividade face ao ano anterior (+2,4 p.p.).

No total do ano 2023, em 38,9% do total das viagens (+1,6 p.p. face a 2022), os residentes optaram por recorrer a serviços de marcação prévia, sendo que nas viagens ao estrangeiro esta foi a opção em 92,2% (-0,9 p.p.) das situações. O recurso à internet ocorreu em 25,7% (+0,5 p.p.) das viagens, 19,2% nas que tiveram como destino Portugal (-0,2 p.p.) e 66,9% nas viagens ao estrangeiro (-1,8 p.p.).

Só no 4º trimestre de 2023, os residentes em Portugal realizaram 5,1 milhões de viagens, o que correspondeu a um crescimento de 2,9%. As viagens em território nacional corresponderam a 86,7% das deslocações (4,5 milhões), tendo aumentado 1,5%. As viagens com destino ao estrangeiro cresceram 12,9%, totalizando 683,6 mil viagens, o que correspondeu a 13,3% do total.

O recurso à internet na organização de viagens continuou a ganhar expressão, no 4º trimestre de 2023, principalmente nas deslocações ao estrangeiro (35,3% das viagens foram efetuadas recorrendo à marcação prévia de serviços), enquanto a reserva antecipada de serviços esteve associada a 26,5% das deslocações em território nacional.

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Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio

Em 2023, a Allianz Partners registou um desempenho recorde, com crescimento em todos os segmentos de negócio. A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023.

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A Allianz Partners acaba de apresentar os resultados financeiros de 2023, registando 9,3 mil milhões de euros em receitas totais e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Este é o desempenho financeiro mais forte da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registaram um crescimento sustentado, impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em mobilidade e assistência e crescimento recorde de 23,4% no negócio de saúde da Allianz Partners. Quase 73 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.

A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023. Esta evolução significativa foi impulsionada pelo crescimento na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa. A recuperação do setor das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens, na sequência do fim de todas as restrições à entrada e saída de viajantes. O desempenho das viagens na América do Norte manteve-se, contribuindo para um novo aumento dos canais offline e do negócio B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor dos serviços financeiros no Reino Unido, juntamente com as companhias aéreas e as agências de viagens em França. Com o recente lançamento da aplicação móvel Allyz, a Allianz Partners continua a sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.

 

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Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT

Segundo a APAVT, esta missão internacional a Macau visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está a promover uma missão internacional a Macau, que conta com  o apoio do Turismo de Macau e que vai passar pela MITE-Macau International Travel Exhibition, que decorre entre 26 e 28 de abril.

Segundo um comunicado divulgado pela associação, esta missão internacional a Macau conta com uma comitiva de associados e líderes da distribuição europeia e visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

“Pela primeira vez, e por iniciativa da APAVT, a comitiva incluirá também representantes da nossa congénere espanhola, a CEAV, bem como da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, num esforço conjunto para promover o desenvolvimento das relações turísticas entre Macau e o mercado europeu. A comitiva é composta por um total de três dezenas de profissionais do setor, especialmente convidados por Macau”, detalha a APAVT.

Além da visita à feira de turismo de Macau, os participantes nesta missão internacional contam com um “intenso programa que inclui encontros B2B e outras iniciativas que visam reforçar as relações bilaterais e estabelecer novas parcerias estratégicas, com vista ao incremento do volume de turismo, nos dois sentidos”.

“É conhecida a proximidade entre a APAVT e Macau, proximidade construída através de trabalho conjunto contínuo, sempre com o objetivo de incrementar os fluxos turísticos entre Portugal , Macau e a China em geral. A atual comitiva é um passo em frente muito significativo neste trabalho conjunto, ao alargar o esforço de aproximação a duas comunidades internacionais que integramos e muito prezamos – a Aliança Ibérica, constituída pela APAVT e a espanhola CEAV, e a ECTAA”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

*O Publituris foi um dos convidados pela APAVT para integrar esta missão empresarial a Macau, sobre a qual vai ser possível saber mais nas próximas edições do jornal Publituris.

 

 

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Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025

O primeiro Royal Beach Club da Royal Caribbean International vai ficar localizado na Paradise Island, nas Bahamas, contando com uma das “praias mais idílicas da ilha” e, quando estiver concluído, deverá receber uma média 2.000 turistas.

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A Royal Caribbean International já deu início à construção do seu primeiro Royal Beach Club, um clube de praia privado localizado em Nassau, nas Bahamas, que vai contar com 68 797 m² e tem inauguração prevista para 2025.

“O início da construção foi comemorado no local, onde o Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, Jason Liberty, e o Presidente e CEO da Royal Caribbean International, Michael Bayley, que se juntaram ao Primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis, e ao Vice-Primeiro-ministro I. Chester Cooper”, indica a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

O primeiro Royal Beach Club da Royal Caribbean International vai ficar localizado na Paradise Island, nas Bahamas, contando com uma das “praias mais idílicas da ilha”, entre várias outras valências.

“O novo Clube de praia combina a beleza ao espírito das Bahamas com a assinatura da Royal Caribbean em toda a sua experiência, serviço e design. Esta é uma parceria público-privada única na qual a comunidade local das Bahamas detem até 49% do capital”, adianta a companhia de cruzeiros.

Além da praia, o Royal Beach Club Paradise Island vai contar com piscinas, bares aquáticos e cabanas privadas, quatro locais para refeições rápidas e pratos locais, além de experiências com artesãos locais e música ao vivo.

Quando estiver operacional, o primeiro Royal Beach Club deverá receber uma média 2.000 turistas, prevendo-se que os visitantes sejam transportados até ao clube de praia através de pequenas embarcações do porto de cruzeiros de Nassau, regressando pelo centro histórico de Nassau, perto do conhecido Straw Market.

“Marcando mais do que o início do processo de construção, o evento inovador de hoje simboliza parceria, impulso e desenvolvimento económico contínuo para tantos empresários das Bahamas e toda a comunidade”, disse Jason Liberty, Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean.

A construção deste clube de praia também envolve o Governo das Bahamas e as autoridades locais, até porque também envolve a “restauração do habitat nativo, que ajudará a proteger a vida selvagem durante a construção e por muitos anos”.

 

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Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard

Um recente estudo da Martercard sobre intenções de consumo apurou que as viagens continuam a estar nas principais intenções de compra para este ano de 67% dos portugueses e 59% dos europeus.

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As viagens continuam a estar nas prioridades dos portugueses e dos europeus, apurou um recente estudo da Martercard sobre intenções de consumo, segundo o qual as viagens continuam a estar nas principais intenções de compra para este ano de 67% dos portugueses e 59% dos europeus.

O estudo da Mastercard foi realizado em 24 países, incluindo em Portugal, com o objetivo de compreender a mudança nas preferências de mais de 16.000 consumidores ao nível das experiências e respetivos gastos na Europa, um dos maiores polos turísticos globais e que em 2023 atraiu uns impressionantes 700 milhões de turistas.

De acordo com a pesquisa, 88% dos viajantes europeus e internacionais planeiam gastar o mesmo ou mais em experiências em 2024, comparativamente a 2023, num ano marcado por múltiplos eventos desportivos de projeção global, digressões musicais e festivais de cinema.

O estudo revela que o desejo de desfrutar de novas experiências está a impulsionar as viagens, com 31% dos portugueses a referirem que tencionam planear uma viagem para desfrutarem de uma experiência em particular, e quase metade (49%) a afirmar que viajariam para outro país, ou continente, apenas para desfrutar de uma experiência que desejam concretizar.

Além das viagens, para os portugueses também os concertos de música ao vivo (48%), escapadelas relacionadas com o bem-estar (40%), experiências em família ou gastronómicas (39%) e experiências ao ar livre (36%) estão nas prioridades de gastos em 2024.

A nível europeu, o resultado foi semelhante ao apurado em território nacional, uma vez que a prioridade dos consumidores europeus também vai para as viagens (59%), seguido de festivais e concertos (34%), experiências ao ar livre (34%), gastronómicas (33%) , seguidas das experiências associadas ao bem-estar (32%).

“O benefício ‘intangível’ das experiências é referido pela maioria dos consumidores nacionais e europeus como o principal motivo para darem prioridade a este tipo de gastos”, destaca a Mastercard, num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 24 de abril.

Relativamente às experiências, mais de quatro em cinco (85%) dos portugueses disseram que este tipo de gastos geralmente, ou quase sempre, vale a pena, em contraste acentuado com os 2% que acham que raramente ou nunca vale o investimento, e com 30% dos consumidores a afirmarem que poupam uma parte do seu orçamento familiar para poder gastar em experiências.

O facto de as experiências proporcionarem as melhores recordações (49%), ajudarem a ver o mundo sob uma nova perspectiva (41%) ou o facto de encontrarem nas experiências partilhadas com outros um enriquecimento profundo (40%) para a sua vida pessoal estão entre os principais motivos apontados pelos portugueses para manterem os seus planos de gastos.

“Além disso, o principal fator determinante na decisão de investirem numa experiência é o facto de poder ser única (41%) refletindo a vontade de criar memórias para toda a vida”, refere ainda o estudo.

Segundo Raja Rajamannar, Chief Marketing & Communications Officer da Mastercard, “não é de admirar que os europeus estejam a dar cada vez mais prioridade às experiências. Além da vibrante herança cultural desta região e dos locais incríveis que a tornam um cenário ideal para memórias que duram uma vida, também é palco de eventos desportivos e musicais sem paralelo”.

“Esta investigação ajuda-nos a perceber as prioridades das pessoas para este ano e de como podemos trazer mais alegria às suas vidas”, acrescenta o responsável.

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Turismo do Alentejo e Ribatejo une-se à APAVT para potenciar turismo regional

A APAVT está a estudar, em conjunto com a ERT do Alentejo e Ribatejo, a possibilidade de estabelecer um acordo bilateral que permita aos associados da APAVT participar ativamente na estruturação e promoção dos produtos turísticos característicos das duas regiões.

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A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vão colaborar para encontrar formas de impulsionar o turismo nestas regiões.

A colaboração entre as duas entidades, indica um comunicado conjunto divulgado esta terça-feira, 23 de abril, foi formalizada depois de um encontro entre a Direção da APAVT e representantes da ERT do Alentejo e Ribatejo, que visou “a identificação de oportunidades de cooperação para melhorar a comercialização da oferta turística destes destinos”.

“Em resultado desta reunião, está a ser estudada a possibilidade de se estabelecer um acordo bilateral que permita aos associados da APAVT participar ativamente na estruturação e promoção dos produtos turísticos característicos das duas regiões”, detalha a informação divulgada.

Produtos como o Cycling, os Caminhos de Santiago, o Enoturismo e o Turismo Rural são vistos como “focos de interesse para esta potencial parceria”, que visa não apenas “promover essas experiências turísticas, mas também potenciar a sua comercialização de maneira mais eficaz”.

Durante o evento, a ERT Alentejo e Ribatejo, juntamente com as associações Heranças do Alentejo e Vinhos do Tejo, apresentaram à Direção da APAVT uma variedade de produtos e redes de oferta que estão a ser desenvolvidas nas duas regiões, destacando a diversidade e a riqueza do património turístico local.

“Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da APAVT e da ERT Alentejo e Ribatejo na promoção do turismo sustentável e de qualidade nestas regiões, além de reforçar a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor”, lê-se ainda no comunicado.

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Politécnico de Coimbra abre novo Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial

As candidaturas ao novo mestrado do Politécnico de Coimbra já se encontram a decorrer e espera-se que a formação arranque em outubro de 2024.

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O Politécnico de Coimbra vai abrir um novo Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial, uma formação inovadora que pretende responder aos desafios atuais do setor do turismo e que resulta de uma colaboração entre a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

As candidaturas ao novo mestrado do Politécnico de Coimbra já se encontram a decorrer e espera-se que a formação arranque em outubro de 2024.

O novo mestrado em Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial vai oferecer duas áreas de especialização, concretamente Especialização em Turismo e Inovação Territorial, da responsabilidade da ESEC, e Especialização em Gestão de Negócios em Turismo, da responsabilidade da ESTGOH.

“O curso será ministrado nas instalações da ESEC e funcionará em regime misto, diurno e pós-laboral, prevendo-se que as aulas se realizem às quintas (das 18h30 às 22h30), sextas (das 14h30 às 21h30) e/ou aos sábados (das 9h30 às 18h30)”, indica o Politécnico de Coimbra, em comunicado.

As condições de acesso ao novo mestrado podem ser consultadas nas páginas de ambas as escolas, que estão disponíveis aqui e aqui, sendo já certo que os candidatos devem ser detentores de licenciatura ou equivalente legal, ou detentores de um currículo relevante reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico das respetivas escolas.

“A seleção priorizará licenciaturas em áreas específicas, conforme os critérios estabelecidos. Os principais destinatários são licenciados em Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Restauração, Gestão Turística e Gestão Hoteleira, mas também diplomados em Gestão, Marketing e Comunicação Organizacional, Ciências Sociais, Económicas e Empresariais e Geografia, ou outros interessados em ter formação numa área que surge como resposta inovadora aos desafios do setor turístico”, acrescenta o Politécnico de Coimbra.

O desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos em gestão em turismo e inovação territorial, a capacitação para a gestão estratégica em turismo, territórios, inovação e sustentabilidade, o estímulo ao empreendedorismo na oferta turística e a promoção da investigação aplicada são alguns dos objetivos deste novo mestrado.

“As oportunidades profissionais para os diplomados pelo curso abrangem funções estratégicas em organismos públicos ou privados, como planeamento e desenvolvimento sustentável de destinos turísticos, desenvolvimento de modelos de governança e redes colaborativas, gestão de negócios turísticos e investigação aplicada”, avança ainda o Politécnico de Coimbra.

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“Vê-se mesmo que são do Norte” ganha bronze nos New York Festivals

A mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte “Vê-se mesmo que são do Norte” foi premiada com bronze nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo.

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“Esta campanha é a prova de que realmente há muito para ver no Porto e Norte de Portugal”, diz Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), a propósito do prémio (bronze) ganho pela mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte “Vê-se mesmo que são do Norte” nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo.

“Este é um destino com paisagens inigualáveis, gastronomia única e uma enorme riqueza cultural. Mas o que realmente faz a diferença é a autenticidade e generosidade das gentes do Norte. São as pessoas que transformam o Porto e Norte num destino memorável”,  afirma Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, lembrando que vários são os filmes promocionais lançados pela organização que têm merecido diversos prémios internacionais.

O filme tem assinatura da CAETSU TWO e é produzido pela LOBBY PRODUCTIONS. Conta, também, com a voz-off de Pedro Abrunhosa. Os vencedores foram anunciados no evento digital Storytellers Gala, que distingue as melhores marcas e contadores de histórias de todo o mundo.

O filme foi apresentado publicamente em simultâneo com a nova marca do Turismo do Porto e Norte, que remete para a origem e o original da região, para a fundação da nação e para todo o património único, material e imaterial, transversal aos quatro subdestinos, que, distinguindo-se pelas suas especificidades, formam um todo indivisível.

Além do prémio, a campanha “Vê-se mesmo que são do Norte” também garantiu pontos para o Ranking CIFFT, que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados do ano e é responsável por consagrar os Melhores Filmes de Turismo do Mundo.

Com um painel composto por produtores executivos premiados, jornalistas, realizadores de documentários, diretores e argumentistas de duas dezenas de países, os New York Festivals TV & Film Awards celebraram as narrativas inovadoras e a diversidade de conteúdos criados por contadores de histórias visionários, para audiências globais, em todas as plataformas de visualização.

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Macau regista mais de 8,8 milhões de visitantes no primeiro trimestre do ano

Macau registou a entrada de mais de 8,8 milhões de visitantes no primeiro trimestre do ano, mais 79,4% face ao período homólogo de 2023, indicam dados divulgados.

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Este número de entradas de visitantes (8.875.757) representa uma recuperação de 85,7% em relação a igual período de 2019, último ano antes da pandemia da covid-19, de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

No primeiro trimestre do ano, o número de entradas de excursionistas (4.791.721) subiu 107,5% e o de turistas (4.084.036) 54,8%, em termos homólogos.

A maioria dos visitantes entre janeiro e março continua a ser da China: 6.291.912, ou mais 94,3%, em termos anuais, sendo que destas entradas 3.469.957 eram de visitantes com visto individual (+68,3%), referiu a DSEC.

Depois de três anos de rigorosas restrições devido à pandemia da covid-19, o território reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023.

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