Vale do Sousa investe na formação para a Rota de Românico
Nove cursos e uma acção de sensibilização para gestores de topo englobam o programa de formação do Vale do Sousa, com o objectivo de qualificar profissionais da região para a dinamização turísticaTurismo, Cultura, Gastronomia, Tradição, Marketing, Cartografia, Arquitectura, Novas Tecnologias, Empreendorismo, Gestão e Ordenamento do Território são as áreas-chave em que a Ader-Sousa (Associação de… Continue reading Vale do Sousa investe na formação para a Rota de Românico
Patricia Neves
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Nove cursos e uma acção de sensibilização para gestores de topo englobam o programa de formação do Vale do Sousa, com o objectivo de qualificar profissionais da região para a dinamização turísticaTurismo, Cultura, Gastronomia, Tradição, Marketing, Cartografia, Arquitectura, Novas Tecnologias, Empreendorismo, Gestão e Ordenamento do Território são as áreas-chave em que a Ader-Sousa (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa) apostou para formar os recursos humanos da região do Vale do Sousa que abrange cinco concelhos do distrito do Porto (Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) e um concelho do distrito de Aveiro (Castelo de Paiva). Segundo a Ader-Sousa, “o programa de formação tem como objectivo central colmatar as deficiências em recursos humanos qualificados e especializados que se registam no sector turístico do Vale do Sousa, (….) para além de pretender promover a empregabilidade da região”.
Desenvolver uma cultura de bom acolhimento dos turistas e visitantes do Vale do Sousa, inovação da oferta de serviços e valorização dos produtos regionais são as metas a alcançar com o programa de formação para a Rota do Românico.
177 alunos em 15 acções de formação
Num total de 1.824 horas de formação distribuídas por 15 acções, formaram-se 177 alunos em todos os municípios do Vale do Sousa.
“Até ao momento fazemos um balanço muito positivo deste programa de formação, pois valoriza os recursos humanos da região, assegurando formação, qualificação e promoção da excelência nos serviços a prestar aos turistas pelos profissionais que estão ou que venham a estar envolvidos na dinamização turística e cultural da Rota do Românico”, explica Carla Dias da Ader-Sousa. Os dez cursos do programa de formação da Rota do Românico consistem em três pós-graduações, com reconhecimento da Universidade Fernando Pessoa, em seis especializações e numa acção de sensibilização destinada aos gestores de topo da região. Segundo a Ader-Sousa, os cursos de formação têm uma componente prática, envolvendo “visitas de estudo aos monumentos da rota e a outros do Minho à Galiza, aulas de história de arte nos objectos patrimoniais da rota, para além da participação dos alunos do curso de Marketing na FITUR e na SITC 2006 (Salão Internacional de Turismo da Catalunha), de visitas a Borgonha e, ainda, a dinamização de mesas redondas e workshops”, indica Carla Dias. Este programa de formação teve início em Setembro de 2005 e decorre até ao próximo mês de Abril.
Gestores de topo também recebem formação
Cerca de 25 gestores de topo da região, entre presidentes de Câmara, vereadores com pelouros da cultura e turismo e directores dos serviços descentralizados do estado, participaram na acção de sensibilização do programa de formação da Ader-Sousa. Este curso de sensibilização “é um modelo único e inovador porque privilegia a interacção entre formadores, formandos, empresários e responsáveis pelo património, pretendendo ir ao encontro de três vertentes simultâneas e indissociáveis: a transversal e a generalista, a focalizada e a experimental”, defende Carla Dias. No âmbito deste curso foram já realizados dois workshops, um em Felgueiras, sob o tema “Rota do Românico no Vale do Sousa: do mito à realidade”, e outro em Penafiel, sobre “A Arte do Românico no Vale do Sousa: especificidades e potencial turístico”. Estas acções de formação englobaram ainda seminários e visitas de estudo a monumentos da rota.
Rota do Românico arranca em Outubro
A Rota do Românico do Vale do Sousa é a primeira rota estruturada como produto turístico em Portugal, que resulta de um investimento de nove milhões de euros aplicados, sobretudo, na recuperação dos monumentos. Esta rota lança-se no mercado já no próximo mês de Outubro, apesar dos turistas só a poderem visitar a partir de meados de Maio de 2008. Segundo a directora da rota, Rosário Machado, “esta é a primeira rota estruturada em Portugal como produto turístico. Existe uma outra rota do Românico, em Portugal, a Ribeira-Minho, mas apenas fez a recuperação dos monumentos e tem umas brochuras, mas não é um produto turístico”, acrescenta. São 21 monumentos, 12 deles igrejas, que constituem a Rota do Românico do Vale do Sousa. “Este é um novo produto turístico e cultural que visa a preservação do património e o desenvolvimento económico da região”, refere Rosário Machado.
Esta rota vai ser lançada para o mercado turístico em Outubro, com a sua apresentação aos operadores externos e de incoming, nomeadamente através de visitas à região. Segundo Rosário Machado, “na Primavera, a rota do Vale do Sousa abre ao público, com a disponibilização dos 21 monumentos abertos. A partir desse momento haverá uma rota, um produto turístico-cultural. Nessa altura teremos um guia/roteiro, merchandising, um mapa de bolso, brochuras, monografias, guia de restaurantes e de pontos de interesse para os nossos turistas”. “A rota tem um público-alvo específico: todas as pessoas interessadas no património medieval, como especialistas, historiadores. Pretendemos chegar a um mercado de especialidade composto essencialmente por europeus e americanos”, indica Rosário Machado. Até ao final deste ano a remodelação dos monumentos vai terminar, depois de quatro anos de obras, e vai estar pronta a sinalética viária e interpretativa da rota no Vale do Sousa.
recorrer ao turismo para gerar receitas
A Valsousa – Comunidade Urbana do Vale do Sousa indica que a Rota do Românico surge essencialmente para: criar um novo sector produtivo e económico para a geração de receitas na região; ordenamento do território; mudar a imagem da região que ainda está muito associada aos sectores da madeira, imobiliário e calçado; e para a criação de emprego qualificado. “O turismo aliado ao património é o nosso sector de oportunidade, é o instrumento de que nos vamos servir para atingir estes objectivos”, refere Rosário Machado. Neste âmbito, a directora da Rota refere que “muitos formandos da Ader-Sousa já trabalham em empresas ligadas à rota e que será condição ir buscar aqueles que receberam a formação, quando se revelar necessário”. O projecto da Rota do Românico do Vale do Sousa iniciou-se em 1998 e, em 2001, começaram-se a preparar os projectos de operacionalização, nomeadamente: recuperação de monumentos; montagem do produto turístico (comunicação e promoção); animação turística; melhoria da envolvente dos monumentos; e sinalética.
No Tecto do Mundo”
Pretende animar Rota do Românico
Passeios pedestres, actividades desportivas, visitas a monumentos e degustação de iguarias gastronómicas vão ser algumas das propostas oferecidas aos visitantes da Rota do Românico pela empresa de animação turística e eventos culturais No Tecto do Mundo, que surgiu através da iniciativa de três jovens que frequentaram o curso de Empreendorismo promovido pela Ader-Sousa. “Foi o Plano de Formação para a Rota do Românico do Vale do Sousa que motivou o aparecimento da ideia para esta empresa e o facto da região estar desprovida deste tipo de oferta”, explica ao Publituris uma das sócias da empresa, Carla Carneiro. Esta empresa pretende dar o seu contributo para o desenvolvimento turístico e económico da região do Vale do Sousa, através da organização de actividades no âmbito da animação turística, touring cultural e turismo de negócios. “Vamos organizar eventos sociais e culturais, empresariais e/ou científicos e disponibilizaremos todo o serviço de apoio e suporte como catering, decoração, animação, hospedeiras, entre outros”, refere Carla Carneiro. Enquanto a Rota do Românico não arranca, a No Tecto do Mundo tem-se dedicado à realização de eventos para crianças e outros de âmbito cultural e social, como a organização da festa de encerramento das Férias Desportivas, “Verão em Movimento” do município de Penafiel e a organização de jantares de Natal de empresas da região. Segundo Carla Carneiro, “no âmbito do Turismo de Negócios e fruto da relação de parceria estabelecida com a Associação Empresarial de Paços de Ferreira resultou a organização da Missão Empresarial aos Países do Leste Europeu, em Outubro de 2006”. Neste momento, a No Tecto do Mundo tem procurado promover reuniões de apresentação junto de empresas, autarquias e juntas de freguesia, visando o estabelecimento de protocolos e parcerias. No próximo mês de Abril, a empresa lança o seu site na Internet, notectodomundo.com.